Cultura Hip Hop agita 2ª Festa Literária na Praça Pedro Mattos nesta quinta (25)


Foto divulgação.

O segundo dia de Festa Literária de Ilhéus (Flios), promovida pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult), recebe Lombre’s City Lab, produtora independente que trabalha a cena da cultura hip hop na região 073, que traz uma mostra da produção artística da cultura na cidade. A programação acontecerá nesta quinta-feira (25), às 17h30min, na Praça Pedro Mattos (Praça do Teatro) e contará com a presença das artistas Havenna MC, Deb Santti e Moa Vênus.

A 2ª Flios vai até esta sexta-feira (26) e destaca o tema “O feminino e a leitura do mundo”. Com programação variada, a iniciativa utiliza espaços culturais do centro histórico da cidade e Teatro Municipal. O evento traz atrações como, exposições, apresentações culturais, atividades infantis, lançamentos de livros, palestras, saraus, oficinas, peças teatrais, além de estandes para a venda de títulos variados a preços promocionais.

Havenna MC – A artista Havenna MC é a mais jovem rapper na cena da cultura hip hop de Ilhéus. Com vasta experiência, Havenna iniciou muito cedo na música e atualmente usa a poesia e o rap para exigir igualdade de direitos. Com esta performance e conceito formado, a rapper destaca o poder da mulher preta diante da luta para conquistar seu espaço na sociedade.

Moa Vênus – A rapper Moa Vênus está há pouco mais de três anos na estrada. No entanto, é considerada pela crítica como ‘cria da rua’, e traz em suas letras e canções a denúncia de quem sofre com a violência e a desigualdade impostas pelo preconceito de raça, gênero e sexualidade. Carrega, inclusive, a experiência da resistência e da luta para se manter viva todos os dias.

O novo álbum “Parto” contém seis faixas que expressam, assim como propõe o título, a força de seus versos. Com esse trabalho, Moa Vênus dá continuidade ao projeto iniciado em março de 2018 com o ep “Aborto”, e que prevê uma trilogia. Do boombap ao trap, com beats originais e produção musical de Lukas Horus, Louise Faislon, Moa chega fazendo “Estrago”.

Deb Santti – Desde quando começou na igreja com apresentações e debates em sala de aula, despertou o desejo de compor este espaço. Obteve experiências em bandas, coletivos, grupos teatrais e se descobriu em movimentos políticos-culturais, a exemplo do “Reúne Ilhéus” e “Sagacidade Urbana”, pontapé para a maioria dos artistas que compõem a cena ilheense.