Secretário da Saúde do Estado apresenta políticas do setor em Ilhéus nesta sexta-feira (19)


O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, apresentará nesta sexta-feira (19), em Ilhéus, as políticas do setor para os municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano. O encontro é promovido pela Amurc, associação que congrega os municípios produtores de cacau no estado, e acontece dentro do Festival Internacional do Chocolate e Cacau.

Entre os destaques, os serviços do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, o apoio estadual no fortalecimento da Atenção Básica, a descentralização de serviços especializados com a operação de nove policlínicas regionais nos municípios de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Paulo Afonso, bem como a construção de outras dez nas seguintes localidades: Itabuna, Salvador, Barreiras, Jacobina, Juazeiro, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vitória da Conquista e Ribeira do Pombal.

Uma das novidades é o projeto do Hospital Regional Costa das Baleias, a ser erguido no no Estremo-Sul. A perspectiva é que a nova unidade hospitalar tenha 300 leitos, com foco na alta complexidade, como cirurgia oncológica, cardíaca, neurológica e ortopédica. Quando entrar em funcionamento, substituirá o atual hospital municipal de Teixeira de Freitas, que já não consegue absorver a demanda da região.