Prefeitura de Itacaré e Senac realizam capacitação para Festival Gastronômico


Foto divulgação.

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Senac, está realizando capacitações para os estabelecimentos inscritos no 6º Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. As capacitações estão sendo realizadas no restaurante Beco das Flores até este sábado, dia 13 de julho, com os seguintes workshops: Estética de Preparação de Pratos, higiene e manipulação de Alimentos, Qualidade no atendimento de bares e restaurantes, Ficha Técnica e Como Precificar seu produto sem sofrer prejuízos.

Para o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, o Festival Gastronômico mantém o seu compromisso em fortalecer a identidade gastronômica local e capacitar os participantes para melhoramos ainda mais dos nossos serviços de bares e restaurantes. “Agradecemos ao Senac pelo apoio em mais um ano e a todos que estão organizando com muito carinho este grande evento” disse o Prefeito.

Durante as aulas, os cerca de trinta participantes conheceram métodos para montar e decorar pratos e travessas para eventos e para refeições diversas com lições sobre Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Técnicas de Montagem e Preparação de Pratos (mise en place). Também aprenderam a elaborar, montar e apresentar receitas de pratos da cozinha regional.

De acordo com Júlio Oliveira, secretário de Turismo de Itacaré, as capacitações foram uma excelente experiência para os profissionais participantes do Festival Sabores de Itacaré. “Tiveram a oportunidade de aprimorar suas técnicas no preparo e manejo de alimentos, como também produzir pratos com uma estética requintada, fazendo com que a gastronomia de raiz, tão presente nos cardápios dos restaurantes de Itacaré, fosse preservada e adaptada, ganhando uma estética refinada em sua apresentação”, finalizou.

O objetivo do whorkshop é a capacitação de profissionais que atuam no setor de serviços de alimentação nos processos de manipulação e produção de alimentos de forma segura. Entre os conteúdos do curso está a Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes; Qualidade no Atendimento em Bares e Restaurantes; Qualidade na prestação de serviços; Higiene e segurança no trabalho; O trabalho em equipe como fator de qualidade; O cliente; Reconhecimento da Qualidade. O curso também visa preparar o participante para realizar controles administrativos e operacionais ligados ao estoque, às vendas e à manutenção de infraestrutura, equipamentos e utensílios. Além disso, busca formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.