Vídeo: Construída do zero, Escola da “Vergonha” é inaugurada no dia da cidade de Ilhéus


Depois de 30 anos, Sala da Escola do Japú é entregue no dia da cidade. Foto Clodoaldo Ribeiro.

No dia 19 de maio de 2017, uma reportagem do Fantástico (TV Globo) sobre fraudes na gestão municipal de 2009 a 2016, trouxe a situação da escola municipal de Piaçaveira que funciona há 20 anos em um barraco emprestado pela Associação de Agricultores da região do distrito do Japú, município de Ilhéus.

Motivo de vergonha nacional, nesta quinta-feira (27), a Prefeitura de Ilhéus, por intermédio do prefeito Mário Alexandre, entregou uma nova escola no lugar do barraco.

Na época a professora da escola que funciona no barraco revelou que por conta dos problemas de infraestrutura da unidade, a evasão dos alunos é grande. “A frequência é muito baixa. Eu chego aqui debaixo de chuva e quando chego só tem um aluno”, relatou a professora Edilene Almeida.

Por meio das redes sociais, o prefeito explicitou “Chamamos agora de “Escola do Amor”. A sala nucleada de Piaçaveira representou um dia o estado da Educação em Ilhéus, em ruínas. Inauguramos hoje a escola, e hoje, as crianças do distrito de Japu recebem não apenas uma nova sala, mas a dignidade devolvida e a certeza de que agora, já podem sonhar com um futuro muito mais promissor.”

Confira o vídeo produzido pela Secom/PMI: