Sema e Educação discutem ações para Semana do Meio Ambiente


Reprodução Internet

Para marcar o Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado no dia 3 de junho, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais da Educação (Sec) e do Meio Ambiente (Sema), promoverá uma extensa programação entre os dias 3 e 7 de junho na chamada Semana do Meio Ambiente. O assunto foi pauta do encontro realizado na quinta-feira (30), entre os secretários Jerônimo Rodrigues, da Educação, e João Carlos Oliveira, do Meio Ambiente.

Durante a reunião, os gestores apresentaram as ações que serão desenvolvidas. A Semana do Meio Ambiente será aberta na segunda-feira (3), às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), órgão vinculado à estrutura organizacional da SEC, localizado na Avenida Paralela, em Salvador. Durante a cerimônia de abertura, o Governo da Bahia vai aderir à campanha Respire Vida. A Bahia é o primeiro Estado a participar dessa ação global por ar limpo, promovida pelas Nações Unidas, que busca mobilizar as comunidades para reduzir o impacto da poluição do ar na saúde e no clima. Também será lançado pela ONU Meio Ambiente o desafio que visa conscientizar a população para o impacto do lixo nos ambientes costeiro e marinho. As inscrições para esta atividade podem ser feitas na internet.

A programação envolverá, ainda, oficinas, mesas redondas, palestras e rodas de conversas. Além de comissários da ONU Meio Ambiente, as atividades contarão com a participação de professores de diferentes Instituições de Ensino Superior, especialistas na área e estudantes. Paralelamente, as escolas da rede estadual também vão promover uma extensa programação com atividades ligadas ao projeto Juventude em Ação (JA), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado. O objetivo do projeto é promover a formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) e a elaboração da Agenda 21 escolar durante todo o ano letivo nas escolas, tendo o protagonismo estudantil como a essência do projeto.