Semana do MEI registra mais 500 participantes no Sul da Bahia


Foto divulgação Mauricio Maron.

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI), realizada pelo Sebrae em todo o Brasil, rendeu 320 eventos que aconteceram em 99 cidades em todo o estado. Ao todo, foram 31,7 mil inscritos e mais de 70 mil acessos ao site para cursos online. No Sul da Bahia, o Sebrae atendeu 563 participantes nas áreas de gestão, inovação e finanças, e realizou 154 orientações relacionadas às obrigações e benefícios do MEI.

De acordo como gerente adjunto do Sebrae, Michel Lima, a maioria dos participantes se envolveu em mais de duas capacitações, principalmente em temáticas relacionadas a vendas e mídias digitais. “Isso mostra a vontade e o engajamento do MEI em se qualificar para melhorar a gestão do negócio”, constatou.

Em Ilhéus, a adesão maior foi para os cursos da área de administração financeira do negócio, como: Sei Controlar meu Dinheiro e Sei Formar Preço, bem como para a oficina de conscientização para um bom atendimento. Para o analista da instituição, Lucas Guerra, “foi grande o número de empreendedores interessados em profissionalizar e de crescer o próprio negócio”.

A empreendedora Raquel Carvalho Duarte, do restaurante Praia da Bica, participou de todas as atividades em Ilhéus, que deram um impulsionamento na administração do seu negócio. “Isso foi fundamental, me deu um entusiasmos muito grande para administrar a minha empresa. Me abriu os horizontes, dando o foco nos meus negócios e com uma vontade muito grande de mudar o rumo da minha empresa”, relatou.

Além das cidades de Itabuna e Ilhéus, 19 capacitações aconteceram em Uruçuca, Camacan, Itajuípe, Itacaré e Serra Grande. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajuípe, Vinycius Guimarães, a Semana do MEI proporcionou uma maior qualificação dos profissionais ambulantes que irão trabalhar no Mica Pedro dos Lagos, que acontecerá nos dias 29 e 30 de junho e 01 de julho, na cidade.

“Com o apoio do Sebrae, qualificamos as pessoas do comércio ambulante, que irão trabalhar na festividade. Tivemos temas como manipulação de alimentos, higienização, a qualificação e a padronização do profissional, e finalizamos com um evento fazendo com as pessoas utilizem melhores ferramentas, principalmente de tecnologia, a exemplo das redes sociais para que eles consigam alavancar seus negócios”, disse.