Primeira etapa do recadastramento da Educação termina nesta sexta-feira (31)


Termina nesta sexta-feira (31) o prazo regulamentar para recadastramento do primeiro grupo de servidores aposentados da Educação em Salvador e Região Metropolitana. De acordo com a Superintendência de Previdência, ligada à Secretaria da Administração (Saeb), ainda estão pendentes de recadastramento 3.285 aposentados – menos de 40% dos convocados. Neste primeiro mês, apenas os aposentados com iniciais de A a I devem comparecer aos postos SAC para recadastramento, totalizando 8.704 pessoas. Mais informações pelo Portal do Servidor ou por meio do call center da Previdência Estadual: 0800 071 5353 / (71) 4020-5353.

A partir de junho, o recadastramento da Educação será direcionado aos inativos com inicias de J a M, totalizando 8.089 convocados. Em julho, será a vez de 5.389 inativos com iniciais de N a Z. O escalonamento tem como objetivo atender ao cidadão com mais conforto e comodidade. Entretanto, a medida não é válida para os aposentados da Educação residentes no interior, que poderão realizar o procedimento a qualquer tempo. Ao todo, a Superintendência de Previdência pretende recadastrar mais de 60 mil inativos da pasta.

O procedimento pode ser feito em uma das 68 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), abrigadas em Postos e Pontos SAC da capital e interior, além do SAC Servidor, que atende no Multishop Boca do Rio, em Salvador. Ainda é possível realizar o atendimento por hora marcada em sete postos: Paralela, Salvador Shopping, Shopping da Bahia, Feira Centro II, Conquista II, Lauro de Freitas e SAC Servidor. O agendamento é feito no Portal SAC e pela plataforma do SAC Digital, disponível para aplicativo de celular e no endereço www.sacdigital.ba.gov.br.

Em todos os casos, é preciso apresentar documento de identidade oficial com foto atual (em bom estado de conservação), CPF e comprovante de residência atual (contas de água, luz ou telefone). Também é necessário apresentar o número do PIS, para atualização da base de dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Não responder ao chamado da Superintendência de Previdência incorre na suspensão de créditos, que serão retomados de forma retroativa tão logo o recadastramento seja efetivado.