PF deflagra operação Pedra Afiada contra desvios de verbas públicas em Itambé


Cerca de vinte e cinco policiais federais e quatro auditores da Controladoria Geral da União participam da Operação. Foto divulgação PF.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (30/5) a Operação Pedra Afiada, que visa combater crimes de desvio de recursos públicos do Ministério da Integração Nacional, na cidade de Itambé/BA.

Cerca de vinte e cinco policiais federais e quatro auditores da Controladoria Geral da União cumprem onze mandados de busca e apreensão, dez mandados de medidas cautelares diversas da prisão e doze mandados de intimação, nos municípios baianos de Itambé e Vitória da Conquista.

A operação decorre de uma investigação iniciada em 2017 sobre as atividades de uma empresa da região que, em conluio com o Poder Público munícipe, venceu obras de calçamento da cidade. De acordo com o que foi investigado, esses recursos públicos foram desviados e não houve conclusão das obras contratadas e, em alguns casos, foram executadas parcialmente.

Ao longo das investigações, foi apurado que essa empresa servia apenas de “fachada” e que, na verdade, não havia concorrência nenhuma na licitação. Entre os anos de 2014 e 2015, a organização criminosa obteve contratos públicos, dos quais R$ 1,2 milhão teria sido desviado ou utilizado de forma indevida.

Os envolvidos responderão pelos crimes de organização criminosa, desvio de recursos públicos e fraude à licitação.