Ilhéus: Inauguração do Sarah Kubitschek abre comemorações do aniversário da cidade


Nova Unidade de Saúde Básica Sarah Kubitschek, no bairro Malhado – Foto Clodoaldo Ribeiro.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sarah Kubitschek está pronta e será inaugurada no próximo dia 31, às 15 horas, com a presença do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e autoridades municipais. A notícia foi confirmada esta semana pelo prefeito Mário Alexandre, ao afirmar que o ato dará início as comemorações alusivas aos 485 anos de fundação e 138 de elevação de Ilhéus à categoria de cidade. A unidade atenderá à população do Malhado, Parque Infantil e de bairros adjacentes da zona norte.

As obras incluíram a construção de uma área que interliga os dois prédios, onde funcionará uma recepção. Foram construídos também sanitários para funcionários e pessoas com deficiências, sala para farmácia, além da reforma dos prédios de acordo com as novas exigências do Ministério da Saúde, como a quantidade ideal de consultórios, metragem das salas de atendimento, equipamentos de acessibilidade, entre outros itens obrigatórios.

Mais completa – “Um sonho que se transformou em realidade. Lembro que quando assumi o comando da cidade encontrei prédios em ruínas e um índice de rejeição em mais de 80 por cento. Acreditamos no projeto e vimos que seria possível mudar essa realidade. Em parceria com o Governo do Estado, reconstruímos o Sarah, que agora está mais completa. Realizamos o que outros governos jamais fizeram e só quem ganha é a população”, declarou o prefeito Mário Alexandre.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a nova unidade Sarah Kubitschek oferecerá à população consultas com médico clínico, ginecologista, atendimento de enfermagem, teste do pezinho e vacinação, serão disponibilizados também consultas pediátricas, de enfermagem com triagem pré-natal, Odontologia e descentralização do Programa de Tuberculose e Hanseníase. Existe ainda a proposta de ampliação do horário de funcionamento até as 22 horas.

Ao todo, a atual gestão já entregou sete unidades de saúde e deve inaugurar nos próximos dias mais oito, que passaram por reforma e construção. As UBS são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.