Educadores discutem metas e monitoramento do Plano Estadual de Educação


Foto divulgação.

As ações estratégicas que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes foram apresentadas durante reunião do Fórum Estadual de Educação (FEE-BA), na quinta-feira (16), em Salvador, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da secretaria. Esta é a segunda reunião do FEE-BA com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, neste mês de maio, com o principal objetivo de acompanhar e monitorar as metas do Plano Estadual de Educação.

Na ocasião, Rodrigues enfatizou a importância deste permanente alinhamento com o Fórum Estadual de Educação. “Precisamos fortalecer a educação no Estado e esse fortalecimento passa por diversas portas, como a ação da secretaria, com suas ações pedagógicas, pela formação de um corpo docente cada vez melhor e também pelo fortalecimento político do fórum. É o fórum que vai apontar onde precisamos melhorar e acompanhar o nosso trabalho. Estamos caminhando de mãos dadas para melhorar a qualidade da Educação”.

Durante a atividade, o subsecretário da Educação, Danilo Sousa, abordou temas como o Currículo Referencial da Bahia; o regime de colaboração com os municípios e a formação docente. O subsecretário também falou sobre o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe). “A ideia é que se construa um sistema sólido de avaliação da aprendizagem dos estudantes da Bahia, para que durante todo ano e não apenas em avaliações nacionais, possamos identificar de maneira estruturada como estão aprendendo e quais as dificuldades”, afirmou.

Sobre o FEE-BA

Criado em 2009 e reordenado em 2015, o Fórum Estadual de Educação da Bahia possui a representação de mais de 50 entidades, órgãos e instituições ligadas à área da Educação e dos movimentos sociais. Em 2016 liderou a construção do Plano Estadual de Educação, implementado pela Lei 13.559/2016, e contribui para a avaliação e monitoramento das políticas educacionais do Estado.