Marcação itinerante de cirurgias chega aos bairros Hernani Sá e Nossa Senhora da Vitória


Imagem divulgação.

O programa de marcação itinerante de cirurgias da Central de Regulação de Ilhéus, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), chega aos bairros Hernani Sá, dias 20 e 22 e no Nossa Senhora da Vitória, de 22 a 24 de abril. O atendimento será feito nas unidades básicas de saúde locais, das 8 às 16 horas.

Considerada pela população como um dos mais importantes avanços da saúde pública no município, a marcação itinerante tem o objetivo de auxiliar na redução das filas de espera de cirurgias eletivas no município, além de garantir a realização dos atendimentos com agilidade, segurança e eficiência. A iniciativa faz parte do projeto Menos fila, Mais Saúde.

Desde o início deste mês, a marcação itinerante de cirurgias já beneficiou moradores dos bairros Teotônio Vilela, Banco Vitória e Salobrinho. Para facilitar o atendimento, a Central de Regulação orienta que os pacientes estejam com exames pré-operatórios em mãos, para cirurgia de hérnia (inguinal, umbilical), histerectomia (útero), colecistectomia (vesícula) e miomectomia (mioma).

Relatórios da Sesau mostram avanços significativos no atendimento aos usuários do SUS em Ilhéus. Nos últimos 90 dias, foram realizadas mais 600 cirurgias eletivas e 180 mil consultas e exames especializados. “Além de praticamente dobrar a oferta de cotas para cirurgias eletivas, conseguimos reduzir bastante o tempo de espera. Hoje, se o usuário tiver com os procedimentos pré-operatórios em dia, conseguem agendar a cirurgia em apenas uma semana”, diz o diretor da Central de Regulação, Fábio Mantena.