Audiência pública vai discutir medidas combate a exploração sexual contra crianças e adolescente na câmara em Ilhéus


Audiência acontece no próximo dia 17

A Câmara Municipal de Ilhéus, através da Comissão de Direitos Humanos, realizará na próxima sexta-feira, dia 17 de maio, dois eventos com o objetivo discutir medidas de enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual a crianças e adolescentes. A programação inclui uma Sessão Especial e uma Audiência Pública, cujas atividades estão previstas para terem início as 9 e as 15 horas, respectivamente.

As ações fazem parte da “Semana Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente e de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantojuvenil”, instituída no município de Ilhéus através da lei nº 3.876/2017 de autoria do vereador Pastor Matos. A proposta da Semana, celebrada anualmente de 11 a 18 de maio, é a chamar a atenção da sociedade para o tema e buscar alternativas de prevenção à violência infantojuvenil, principalmente no ambiente familiar e escolar.

O movimento visa unificar ações de todos os órgãos que atuam na defesa dos direitos da criança e do adolescente a fim de conscientizar a sociedade para a gravidade do problema da violência sexual infantojuvenil. O vereador Pastor Matos, presidente da comissão, salientou a necessidade de “mobilizar todos os seguimentos da sociedade – autoridades, técnicos e lideranças sociais –  para discutir estratégias e promover ações concretas voltadas ao combate dessa grave prática criminosa”.

A cada ano, Ilhéus tem registrado uma adesão maior na mobilização em torno da Semana, que inclui caminhadas, audiências públicas, debates nas escolas, blitzes educativas trazendo aos motoristas a importância da prevenção à violência sexual, panfletagem, entre outros ações.

O dia 18 de maio: Esta data marca o dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, porque em 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

PROGRAMAÇÃO

 

Segunda-feira (13):

 8 horas – Blitz educativa e panfletagem na Praça Cairú, Centro.

14 horas – Conscientização e panfletagem com equipe do CRAS-Olivença, no Balneário   de Tororomba.

Terça-feira (14):

8 horas: Blitz educativa e panfletagem na Praça Cairu, Centro.

14horas: Conscientização e panfletagem com a equipe do CRAS-Norte no salão da ARBS, no bairro São Miguel.

Quarta-feira (15):

 8:30: Conscientização e panfletagem com a equipe do CRAS-Vilela, no salão da Paróquia da Igreja Católica Santíssima Trindade, no bairro Teotônio Vilela.

Quinta-feira (16):

14 horas: Conscientização e panfletagem com a equipe do CRAS-Banco da Vitória na Quadra Municipal de Esportes no bairro Banco da Vitória.

Sexta-feira (17):

9 horas: Sessão especial audiência, em frente à Câmara Municipal

15 horas: Audiência Pública, no plenário da Câmara Municipal