Programa Saúde na Escola forma Grupo de Trabalho Intersetorial em Ilhéus


Reunião do Projeto Saúde na Escola. Foto de Rodrigo Macedo/Secom.

Representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social participaram da reunião que definiu o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), responsável pela gestão do Programa Saúde na Escola (PSE). O encontro aconteceu na quarta-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O GTI-M faz parte do programa interministerial do governo federal, nas áreas da saúde, educação, entre outros setores governamentais e não-governamentais para o exercício 2019 e 2020.

Na pauta do encontro, o planejamento e a realização de ações em 17 escolas da rede pública previamente selecionadas, sendo 15 municipais e duas estaduais, envolvendo cerca de 7.749 alunos. O trabalho consiste na formação de um coletivo envolvendo os principais setores municipais, entre eles saúde, educação, cultura, esporte, trânsito, mais as universidades públicas e privadas, além de órgãos de segurança, como a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.

“O primeiro encontro foi extremamente positivo. Quando pensamos em saúde, não apontamos apenas ausência de doenças. A saúde está para além disso e deve envolver os mais variados setores. Este é um programa que vai de encontro aos problemas que crianças e jovens passam, principalmente na escola. Portanto, iremos pensar, junto à comunidade escolar, estratégias para superar esses conflitos, que envolvem a saúde, educação, violência e drogas”, explicou o coordenador do PSE, Thiago Pascoal.

Ações – O município deverá realizar, no período do ciclo, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; promoção de atividades física e de lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; incentivo à cultura da paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes e identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças.

As propostas englobam, ainda, a promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

O PSE foi instituído em 2007, como política intersetorial da Saúde e da Educação, a fim de atender aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O PSE será lançado ainda neste mês, em cerimônia oficial que acontecerá no prédio do governo municipal, com data e hora a serem divulgadas. Presentes no evento, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela; diretor da Central de Regulação, Fábio Mantena; representantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e do governo municipal.