Detrans renovam compromisso com o movimento Maio Amarelo


Foto: Reprodução

Na quarta-feira (8), no encerramento do encontro nacional dos órgãos de trânsito, em Brasília, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e os demais Detrans do país renovaram o compromisso com o Maio Amarelo, movimento que marca a década de ações pela segurança viária (2011-2020).

Atividades de conscientização serão promovidas pelos estados neste mês, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o número de mortos e acidentados em casos carros e motos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), houve 1,3 milhão de mortes nas vias do planeta em 2009. A projeção da OMS é que, em 2020, o número aumente para 1,9 milhão e, em 2030, chegue a 2,4 milhões de mortes, se os países não estiverem empenhados em reduzir as estatísticas. No Brasil, o Datasus aponta que mais de 34 mil pessoas morreram no tráfego em 2017.

Para o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, “a união de esforços parte dos poderes públicos, mas só terá eficácia se conseguirmos envolver a família e a escola, para substituir a cultura da imprudência entre condutores e pedestres, pela cultura da paz”.

Ainda em Brasília, os dirigentes dos Detrans participaram, nesta quarta-feira (8), da abertura oficial da campanha do Maio Amarelo 2019, em solenidade realizada no Ministério da Infraestrutura.