Ilhéus participa de encontro sobre plataforma global Cidades Sustentáveis, em Washington-EUA


Parque Natural Municipal da Boa Esperança. Foto José Nazal.

Ilhéus está entre as quatro cidades brasileiras que vão participar do encontro anual da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC), em Washington, DC, promovido pelo Banco Mundial e o Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility). O projeto reúne 27 cidades de 11 países para o desenvolvimento e implementação de uma agenda de financiamento e planejamento urbano integrado. A abertura do fórum está prevista para quarta-feira (8) e contará com a participação do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre.

Além de Ilhéus (única cidade do Norte-Nordeste), participam as cidades de Cascavel (PR), Anápolis (GO) e Jaguariúna (SP). Dentre os presentes, muitos fazem parte do projeto GEF-6, que fomenta iniciativas para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas ao redor do mundo. Durante o fórum, devem ocorrer eventos paralelos, em que os participantes podem compartilhar boas práticas em planejamento urbano sustentável, políticas públicas e visões sobre sustentabilidade urbana. Os custos totais da viagem internacional e estadia no exterior são por conta do Banco Mundial.

Desafios – O prefeito ilheense se reunirá com especialistas de instituições financeiras, organizações internacionais, agências da ONU, líderes da iniciativa privada e de organizações da sociedade civil. “Temos uma biodiversidade incrível, e por isso, queremos preservá-la. Irei apresentar Ilhéus como uma cidade sustentável, mostrando os principais desafios para conservar o que temos, dentro da agenda do plano de Desenvolvimento Urbano Verde, a fim de se tornar uma cidade piloto”, sublinha Mário Alexandre.

Na visão do gestor, o que credencia a cidade a participar dessa agenda global, é sua grandeza de capital natural. “Foi classificado pela Unesco como um município verde, onde se encontra o maior parque urbano natural do país de mata primária, o Parque Natural Municipal da Boa Esperança, além de outras áreas que possuem espécies endêmicas da fauna e da flora, e certamente, queremos o apoio do Banco Mundial para cumprir esses desafios”, completa o prefeito.

Além do Parque Natural Municipal da Boa Esperança, fazem parte do complexo de capital natural de Ilhéus; Parque Municipal Marinho Pedra dos Ilhéus; Corredor Ecológico Lagoa Encantada – Serra do Condurú; APA da Lagoa Encantada e Rio Almada; Parque Estadual da Serra do Condurú (PESC); Reserva de Vida Silvestre de Una (REVIS). Fazem parte do conjunto natural, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e as históricas fazendas de cacau.

*Matéria da Prefeitura Municipal de Ilhéus.