Palestras do Paternidade Responsável reúnem 789 mães no extremo sul baiano


Nupar em atendimento

A importância da presença paterna na vida de uma criança foi o tema de nove palestras realizadas pelo projeto Paternidade Responsável em cidades do extremo sul baiano, entre os dias 22 e 26 de abril. O evento, promovido pelo Núcleo de Promoção da Paternidade Responsável (Nupar) do Ministério Público estadual, reuniu 789 responsáveis de crianças ou adolescentes que não possuem o nome do pai no registro de nascimento em Eunápolis, Itapebi, Itabela, Itagimirim e Guaratinga.

As palestras foram ministradas pela assistente social Ângela Almeida e discutiram a necessidade de possuir este registro, além de como a ausência paterna pode afetar a estrutura familiar e o comportamento dos jovens. Uma equipe multidisciplinar, composta pela assistente social, pelo promotor de Justiça de Eunápolis Luiz Ferreira, pelos servidores do Nupar Eder Oliveira e Vírgina Miralha e pelos servidores da Promotoria de Justiça Regional de Eunápolis Bruno Moura, Jefferson Abel, Magno Angeli e Euzébio da Cruz, atendeu individualmente cada um dos presentes após as palestras.

Como resultado dos atendimentos, 625 audiências foram marcadas para os dias 20 a 25 de maio nestas cidades, que também contarão, no mesmo período, com um mutirão de atendimento ao público na unidade móvel do projeto MP Comunidade. No caminhão, serão disponibilizados serviços de reconhecimento de paternidade, testes de DNA, acordos de alimentos, retificações e outras questões relacionadas ao registro civil para toda a comunidade.