Cenis promove ato de conscientização sobre o autismo no Iguape


Na última sexta-feira, 26, aconteceu no Centro Integrado de Inclusão Social – CENIS, sediado no bairro do Iguape, uma ação de conscientização popular sobre o Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista – TEA.

O evento realizado através de parceria entre o Vereador Pastor Matos (PSD), a Associação de Amigos do Autista (AMA) e o Grupo de Apoio a Pessoa com Deficiência Física (GAPDF), integrou o ciclo de eventos e debates alusivos ao mês do autismo, celebrado anualmente em abril.

A programação incluiu uma palestra ministrada pelo presidente da AMA, Eneias Santos, que compartilhou com o público seu conhecimento e experiência como pai de duas crianças autistas. Na ocasião, foi ofertado ainda, atendimento psicológico com o psicólogo, Dr. Gustavo Pestana, que prestou maiores orientações acerca da identificação e tratamento do espectro em seus variados estágios.

Ao falar sobre a importância da iniciativa, Eneias alertou que hoje no Brasil, existem cerca de 2 milhões de pessoas com autismo, mas com a falta de informação e a dificuldade do diagnóstico esse número pode ser ainda maior.

O vereador e presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara, Pastor Matos, salientou a importância da conscientização popular para uma sociedade mais justa e inclusiva para as pessoas com autismo: “lembrar o dia do autismo é lembrar o quanto precisamos de sensibilidade, acolhimento e, sobretudo, de mais ações efetivas como essa, para melhorar a vida dessas pessoas”, concluiu.