Policia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão em Ilhéus


Imagem ilustrativa.

O gerente executivo do Instituto Nacional Seguro Social (INSS) no Amazonas foi preso na manhã de ontem, segunda-feira (22), em cumprimento à operação Zero Um, deflagrada pela Polícia Federal (PF). Segundo a PF, o homem utilizava o cargo para cometer atividades ilícitas em benefícios de pessoas próximas a ele.

O inquérito policial foi instaurado pela delegada federal Jeane Jeanie Tufureti e contou com a participação da Controladoria-Geral da União (CGU).

De acordo com a delegada federal Jeanie Tufureti, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Manaus, Manacapuru, Iranduba e Ilhéus, na Bahia, onde mora uma prima distante do suspeito que teve o benefício autorizado por conta do cargo do homem. Ele foi preso no município de Manacapuru, distante 99 Km da capital.

Segundo a delegada, a operação teve início por meio de algumas denúncias que surgiram sobre uma concessão de benefícios feito de forma indevida pelo gerente-executivo do INSS no Amazonas.

“Uma pessoa do relacionamento dele, de um parentesco distante, que residia na cidade de Ilhéus teve o benefício indeferido no local. Após isso, ela entrou com o recurso administrativo perante a agência da previdência em Ilhéus e foi feito um novo cadastro, uma nova solicitação a qual foi deferida, na mesma data utilizando a senha do gerente executivo do INSS em Manaus”, disse a delegada.

Após a denúncia, foi instaurado um inquérito policial com vários métodos de investigação, inclusive interceptação telefônicas. Tufureti relatou que então foi possível constatar que o gerente tinha uma estreita relação com políticos da região.

“Constatamos que o gerente estava recebendo verbas para reforma de algumas agências no interior do Estado. Dentre essas, recebemos a denúncia de um empresário, vencedor de uma licitação. Ele teria sido vítima de uma solicitação de propina, de 10% do contrato como uma ajuda para a gerência executiva do INSS”, completou.