Pastor Matos cobra sistema de acessibilidade nas praias de Ilhéus


Vereador Pastor Matos

O vereador Pastor Matos (PSD) apresentou na sessão da última quarta-feira, dia 3 de abril, o requerimento n° 096/2019 solicitando que o prefeito Mário Alexandre encaminhe para votação na Câmara Municipal de Ilhéus, o projeto de lei que cria o Sistema de Acessibilidade para pessoas com deficiência nas praias da orla do Município.

O objetivo do projeto “Praia para Todos”, sugerido pelo vereador Pastor Matos, é institucionalizar e promover iniciativas voltadas à inclusão social de pessoas com necessidades especiais que ainda sofrem com a falta de acessibilidade em diversos pontos da cidade.

Na oportunidade, o vereador Pastor Matos explicou que a lei orgânica reserva ao prefeito a criação de leis que gerem despesas para o município, daí a necessidade de provocá-lo para que legisle sobre causa.

Entre as alternativas de acesso previstas no PL constam: a implantação de esteiras para passagem de cadeiras de rodas; disponibilização de cadeiras anfíbias que facilitam o deslocamento na areia; instalação de barracas de sol e tendas de apoio com equipe especializada, além da disponibilização de vagas de estacionamento reservadas e rampas de acesso.

“Garantir o acesso de todos aos espaços públicos e possibilitar momentos de vivência social e recreação são medidas fundamentais para o exercício da cidadania, especialmente quando se trata de pessoas com alguma dificuldade física”, disse o vereador, ressaltando a importância de se lançar um olhar especial para esse público que enfrenta grandes dificuldades diariamente.