Ilhéus: Antigo espaço que era ocupado por “lixão da Urbis” ganhará melhorias


O prefeito Mário Alexandre (Marão) esteve no local junto com engenheiros da concessionária.

A parceria entre o Município e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vai transformar o espaço ao lado do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Darcy Ribeiro, na zona sul de Ilhéus. O “lixão da Urbis” vai ganhar uma estação elevatória, calçada, pavimentação, pista de skate e uma pracinha de convivência.

O prefeito Mário Alexandre (Marão) esteve no local junto com engenheiros da concessionária, na quarta-feira (3), para anunciar as melhorias. A previsão de entrega das melhorias é para o próximo mês de junho. Segundo engenheiros da Embasa, a estação elevatória que será construída na área cedida pela Prefeitura, servirá para recalcar o esgoto da região para o novo sistema de tratamento situado na saída para o município de Buerarema.

Além da unidade de tratamento, o projeto visa ainda construção de passeios e área totalmente urbanização. No local, as equipes executam serviços de preparação das redes coletora, interceptora, elevatória e estação de tratamento.

Marão reconhece a amplitude do impacto da área em estado de conservação. “O descarte irregular de resíduos prejudica o meio ambiente. Há mais de uma década isso aqui era alvo de muitas críticas, além de ser um desrespeito com o meio ambiente. Resolvemos o problema retirando toneladas de lixo, e finalmente agora, em parceria com a Embasa, o espaço será transformado, devolvendo a dignidade para nossas crianças e famílias”, salientou.

Estações elevatórias – São unidades de tratamento de esgoto que contam com bombas hidráulicas e tanques que aumentam a pressão do líquido em um sistema de captação ou distribuição da água limpa ou proveniente de efluentes e esgotos.

Desse modo, é possível bombear água de áreas mais baixas para sistemas de tratamento que estão em um nível mais elevado. O prefeito lembrou que a zona sul, exceto Pontal passa por uma revisão e ampliação do sistema de esgotamento sanitário, executado pelo governo baiano.