Marão assegura valorização profissional para médicos do Samu de Ilhéus


Foto – Clodoaldo Ribeiro

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (Marão), reuniu-se com uma comitiva de profissionais médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – de Ilhéus, na tarde de terça-feira (2). No encontro, foram discutidas a valorização profissional do setor, aquisição de mais equipamentos e planejamento para novos desafios.

Para Marão, é preciso prestigiar e dar condições dignas de trabalho ao servidor, para que preste um melhor atendimento àquelas pessoas que mais precisam do serviço do Samu. “É uma prioridade da nossa gestão mudar o quadro de descaso histórico com o servidor municipal de Ilhéus”, salienta.

Reivindicações – A comissão apresentou ao prefeito estatísticas de atendimento e eficiência no serviço prestado à comunidade. Mas o principal tema do encontro foi a reivindicação de reajuste salarial da equipe médica, que tem piso salarial defasado e almeja equiparação salarial com os médicos que atuam na urgência e emergência da região.

A médica Cláudia Ward aplaude a iniciativa de Marão. “Confesso que fui surpreendida, pois nunca vi um prefeito vir até a nossa classe, dialogar e buscar melhorias de trabalho e profissional”, salienta. O coordenador da equipe médica, Walbert Alcoforado, destaca que o Samu de Ilhéus saiu de uma avaliação negativa da população sobre o atendimento para uma margem completamente positiva, e se tornou referência na região e na Bahia.

“O atual prefeito tem feito a saúde de Ilhéus avançar e o Samu conquistou lugar de destaque, através de novos equipamentos e fardamentos, aquisição de novas ambulâncias, e agora a valorização profissional da nossa equipe médica. É momento de comemorar e contribuir ainda mais para a população ilheense”, ressalva Walbert.

Estrutura – O Samu de Ilhéus conta com três ambulâncias básicas, uma ambulância avançada e uma motocicleta. Ainda este mês, haverá a renovação da frota, com a aquisição de três novas ambulâncias, sendo uma avançada e duas básicas, para substituir ambulâncias que tinham sido alugadas para suprir a necessidade da população. O Samu de Ilhéus é um serviço regional, e atende oito cidades da região, sendo elas Ilhéus, Arataca, Itacaré, Una, Gandu, Teolândia, Uruçuca e Valença.