Pedro Tavares reforça luta por mais conscientização sobre o autismo


Deputado Estadual Pedro Tavares (DEM).

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado hoje (02/04), o deputado estadual Pedro Tavares (DEM), aproveita a data para reforçar a luta em favor de mais espaço para os autistas e destaca o projeto de lei de sua autoria, que tem como objetivo a criação da Semana Estadual de Conscientização do Autismo, no calendário baiano. “É preciso estimular a sociedade a debater e promover esclarecimentos sobre o autismo, além da inclusão de todos aqueles que têm o transtorno e seus familiares”, defende.

Um estudo divulgado pelo CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, revela que uma criança a cada 100 nasce com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estima-se que no Brasil existem dois milhões de autistas, e que os meninos são mais afetados pelo transtorno do que as meninas. Na Bahia, segundo estatísticas, baseadas em dados da ONU existem 200 mil pessoas com o transtorno.

Se o projeto for sancionado, toda a primeira semana de abril, o Estado terá que promover campanhas publicitárias, institucionais, seminários e palestras sobre a síndrome do autismo. “A finalidade principal do projeto é conscientizar a população sobre o autismo e ajudar no diagnóstico precoce. Com a aprovação do PL será possível ainda estabelecer parcerias com entidades sociais envolvidas para promover cursos, orientação psicológica para portadores do autismo e familiares, a fim de auxiliar no tratamento médico adequado”, explica Tavares.

O deputado ressalta a importância de levar mais informação sobre o transtorno. “Além de dar mais estrutura para o autista, para a família e os órgãos competentes é uma forma também de combater o preconceito pela falta de informação. O projeto vem para aproximar o autista da sociedade e para reduzir qualquer tipo de tratamento que possa discriminar o autista”, enfatizou.