Ilhéus: Construção do Shopping na área do estádio Mário Pessoa volta à pauta do governo municipal


Por Jamesson Araújo

Estádio Mário Pessoa. Foto Jamesson Araújo.

Há mais de dez anos que grupos empresariais tentam junto à Prefeitura de Ilhéus, a liberação da área do estádio Mário Pessoa e do Ginásio de Esportes Herval Soledade, para construção de um shopping.

A questão não foi bem aceita em pesquisa, feita na época junto à população, por incluir também no empreendimento a área do Instituto Municipal de Ensino (IME), considerado símbolo da rede de ensino de Ilhéus, que completou 80 anos no último dia 15 de março.

Ao longo dos seus 79 anos, o Estádio Mário Pessoa é cenário de diversas apresentações esportivas, que atende ao Colo-Colo Clube de Futebol e Regatas.

Com a “refundação” do Colo-Colo, e a constatação que o estádio Mário Pessoa é um elefante branco no centro de Ilhéus, durante grande período do ano, a pauta shopping voltou à mesa do atual governo municipal.

Segundo informações, empresários já mantiveram conversas com o governo, expondo o projeto. O prefeito Mário Alexandre argumentou que para liberar a área, o grupo empresarial teria que construir um novo instrumento esportivo de alta qualidade, um estádio olímpico (arenas multiuso), antes da construção do shopping.

Mas a questão do IME continua empacando o andamento das conversas. Dentro do governo há quem defenda a transferência da escola para o prédio do Fórum Epaminondas Berbert de Castro, já que o novo fórum será construído na zona sul.

Preocupado em gerar mais emprego, o prefeito Mário Alexandre deve intensificar o debate sobre o assunto, visando a construção do shopping.

Colo-Colo

Prefeito Mário Alexandre em reunião com a diretoria do Colo Colo. Foto Clodoaldo Ribeiro.

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, recebeu em seu gabinete membros da diretoria do Colo-Colo de Futebol e Regatas, na tarde da última quarta-feira (20), quando reafirmou parceria com o clube ilheense e garantiu providências para os serviços de manutenção do Estádio Municipal Mário Pessoa, que incluem limpeza, pintura e iluminação.

Acompanharam o encontro, o diretor de Esportes, Danilo Rabat; vereador Jerberson Moraes; secretário municipal de Infraestrutura (Seintra), Átila Docio; presidente do Tigre, Luís Márcio; diretores Zé Cacá (Futebol); Pedro Florisvaldo (Administrativo); Diran Filho (Jurídico); o responsável pelo campo do Mário Pessoa, Luís Cláudio (Lú).

Durante a reunião, o prefeito informou aos dirigentes sobre as negociações com os grupos empresariais, e garantiu que caso dê certo, a construção de um novo estádio será antes do shopping.

Ao Blog Agravo, o presidente do Colo-Colo, Márcio do IBGE, afirmou que apoia a construção do Shopping na área do Mário Pessoa, com as ressalvas que o novo estádio seja construído antes.

No segundo semestre de 2019, o Colo-Colo planeja participar no troféu estado da Bahia e espera do governo a requalificação e modernização do gramado do Estádio Mário Pessoa.