Programas e projetos consolidam parceria entre Município e a Uesc


Prefeito e secretários municipais reunidos com a reitora da Uesc, professora Adélia Pinheiro. Foto Clodoaldo Ribeiro-Secom

Na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, reuniu-se com a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professora Adélia Maria Pinheiro, para discutir programas que consolidam um conjunto de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar integrado às atividades de ensino e pesquisa, na clareza de diretrizes e de execução de médio e longo prazos.

O encontro aconteceu no Campus da UESC e contou com a participação dos secretários municipais, Bento Lima (Administração); Hermano Fahning (Serviços Urbanos); Eliane Oliveira (Educação) e Geraldo Magela (Saúde). Na oportunidade, os gestores ressaltaram a importância da parceria consolidada entre as instituições, com avanço dos programas ligados à ciência, tecnologia e pesquisa.

“A educação tem sido uma das principais preocupações da nossa gestão. A mesa de discussões visa não apenas a resolver os problemas existentes, mas a execução de projetos fundamentais para a nossa cidade. São mais de oito convênios envolvendo as áreas de Educação, Saúde, Indústria e Comércio, entre outras. Esta é a marca de um gestor que constrói parcerias para beneficiar a população”, salientou Mário Alexandre.

Adélia Pinheiro afirmou que a universidade está de portas abertas para receber o governo municipal, auxiliando sempre que for necessário. A gestora permanece à frente da Uesc até o mês de abril. Em seguida, assumirá a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), conforme indicação feita pelo governador da Bahia, Rui Costa, sendo substituída pelo vice-reitor, professor Evandro Sena Freire.

Cidade Digital – O prefeito aproveitou a ocasião para falar sobre o Programa Cidade Digital, criado pelo Governo Federal. Na época, lembrou o gestor, “o município encaminhou uma lista de 40 localidades que poderiam compor a rede de comunicação local”. A iniciativa democratiza o acesso à internet, com sinais em praças públicas, reduzindo a desigualdade e promovendo a geração de emprego e renda. A futura titular da Secti assegurou que internet de qualidade na região será, entre outras, uma das suas principais metas.