Atuação preventiva do curso de Fisioterapia da FMT alerta para os riscos das LER/DORT


Trata-se de uma questão de saúde pública mundial. Assim são consideradas as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). São doenças profissionais que acometem trabalhadores de diversos setores em todo o mundo. É fundamental conscientizar empregados, patrões e a população em geral sobre a importância da prevenção, diagnóstico e o tratamento mais eficiente para acabar com esta doença.

No último dia do mês de fevereiro, Dia Internacional de Conscientização sobre as LER/Dort, a Faculdade Madre Thaís(FMT), em Ilhéus, sob a supervisão da coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Karla Gresik, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Núcleo Saúde do Trabalhador, realizou uma manhã de conscientização ativa e orientações de prevenção das doenças relacionadas ao trabalho, com o objetivo de identificá- las e auxiliar trabalhadores atingidos por estas doenças.

A professora Karla Gresik lembra que “os principais sintomas de LER são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação e limitação para as atividades da vida diária.

É importante destacar que, na maioria das vezes, esses sintomas estão relacionados com uma atividade inadequada não só dos membros superiores, mas de todo o corpo, como por exemplo, se houver compressão mecânica de uma estrutura anatômica, ou se a pessoa ficar sentada diante do computador ou trabalhando por horas seguidas.

Segundo a professora “qualquer região do corpo pode ser afetada por LER desde que seja exposta a mecanismos de traumas contínuos. Portanto, a síndrome pode manifestar-se em regiões do corpo como a coluna lombar, se a sobrecarga ocorrer na nessa região ou no tendão do calcâneo (tendão de Aquiles), se a pessoa caminha ou corre longas distâncias.”

A recomendação é manter as costas eretas, apoiadas num encosto confortável e os ombros relaxados enquanto estiver trabalhando sentado. Cuidar também para que os punhos não estejam dobrados. A cada hora, pelo menos, levantar-se, andar um pouco e fazer alongamentos, além de outros cuidados. “Não imagine que LER é uma síndrome que acomete apenas as pessoas que trabalham em determinadas funções. Quem usa o computador, por exemplo, para o lazer durante horas a fio, também está sujeito a desenvolver o distúrbio,” alerta a fisioterapeuta.

Para os estudantes do curso de Fisioterapia da FMT participar de ações com esse alcance é uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e colaborar com a população, além de mostrar para essas pessoas os benefícios da Fisioterapia, os estímulos que uma massagem pode provocar no paciente, entre outras orientações.

A LER (Lesão por esforço repetitivo) também chamada de DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), LTC (Lesão por Trauma Cumulativo) ou AMERT (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho) é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse.