Carnaval terá câmeras de reconhecimento facial e 26 mil policiais


Coletiva de lançamento da Operação Carnaval 2019 da Secretaria de Segurança Pública, no Hotel Fiesta em Salvador.

A operação que vai garantir a segurança dos foliões na capital e no interior do estado durante o Carnaval foi apresentada na manhã desta terça-feira (26) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Hotel Fiesta, em Salvador. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) integram as ações que foram anunciadas na presença do governador Rui Costa.

“São R$ 46 milhões aplicados na festa este ano, envolvendo infraestrutura, remuneração de pessoal e toda a logística da operação, em Salvador e nas cidades do interior que têm a tradição do Carnaval. O objetivo é repetir ou superar os resultados obtidos na festa do ano passado, que registrou baixos índices de violência nas ruas”, destacou Rui.

O governador também ressaltou o uso da tecnologia na operação. “O aparato tecnológico tem crescido a cada ano no esquema de segurança do Carnaval em Salvador. Câmeras foram instaladas em vários pontos da cidade, inclusive no metrô e nos coletes de policiais. Além disso, drones também serão utilizados. Tudo para termos acesso a detalhes do que está acontecendo nos circuitos e no entorno deles”, explicou.

Tecnologia

Este ano, na capital, os 42 Portais de Abordagem da SSP espalhados pelos circuitos Dodô (Barra), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho), contarão com câmeras de reconhecimento facial, que devem facilitar o reconhecimento de criminosos com mandados de prisão em aberto.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, a utilização da tecnologia dará apoio aos policiais. “Temos uma estrutura gigantesca de segurança dentro do Carnaval, e a tecnologia ajuda nesse trabalho, principalmente nos portais, que, desde 2016, vem contribuindo de forma bastante significativa na redução da violência nos circuitos”, afirmou.

O aparato tecnológico conta ainda com aproximadamente 430 câmeras, que serão usadas durante a operação. Dentre elas estão uma câmera 360°, com capacidade de observar grandes espaços e aproximar a imagem em 45 vezes, ambas com alta qualidade de imagem também em ambientes com baixa luminosidade. A operação ainda vai contar com 14 drones para auxiliar o monitoramento das ações no solo.

Efetivo

Ao todo, 26 mil policiais militares, civis e técnicos formam o efetivo que atuará em Salvador, nos três circuitos oficiais da festa e nos bairros, além de outras 45 cidades do interior do estado onde há festejos. As equipes estarão distribuídas nos locais das festas e coordenadas através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde cerca de 30 instituições estaduais, federais e municipais realizarão trabalho integrado.

Atendimento

Os foliões contarão com 69 postos policiais para atendimento. Os circuitos das festas terão ainda postos das Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deams); de Proteção à Pessoa (DPP); para casos de desaparecidos; e de Atendimento às Vítimas de Racismo e Intolerância.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) estará pela primeira vez realizando o trabalho direto dos circuitos do Carnaval, em uma operação que envolve 345 agentes. Serão realizados laudos de lesão corporal, perícia e identificação de drogas, controle do tráfico de drogas e identificação civil em meio à folia. Ao todo, serão cinco postos físicos.