Ilhéus: Mutirão promove ações de prevenção a problemas cardíacos


A parceria entre a Clínica 2 de Julho e a Prefeitura de Ilhéus retirou centenas de pessoas da fila de espera por consultas cardiológicas, durante mutirão realizado no último sábado (16), que ofereceu procedimentos como eletrocardiograma, ecocardiograma e aferição da pressão arterial. Durante a programação, o público participou de palestras sobre hemodinâmica, hipertensão, risco cardiovascular, infarto e simulação de primeiros socorros com o SAMU. Ao todo, foram feitas 133 consultas de cardiologia, 100 eletrocardiogramas e 48 ecocardiogramas.

Presente no evento, o prefeito Mário Alexandre ressalta que este mutirão foi mais um sonho realizado em sua gestão. Para ele, que também é médico, exames desta natureza são difíceis de serem realizados devido a sua complexidade. “Estou feliz com esse acontecimento, vi uma senhorinha de 111 anos sendo atendida e tendo acesso aos seus exames. Estamos buscando mais parcerias e mutirões como este acontecerão em toda a cidade. É preciso acreditar em nosso trabalho para fazer avançar a saúde”, garantiu o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, as doenças ligadas ao coração são as que mais matam, e isso preocupa. “Esta ação faz parte de um conjunto de iniciativas que estamos fazendo por meio de várias parcerias. O município sai ganhando e a população usufrui de serviços gratuitos e de qualidade. Além deste mutirão, teremos ainda o de neurologia, pois estamos buscando o apoio da iniciativa privada para atender melhor a população”, comemorou.

Satisfação – Além dos pacientes que estavam na espera, há casos como o de dona Doralice Batista da Conceição, de 66 anos, que necessita da primeira consulta. A aposentada foi informada sobre o mutirão através da internet. “Achei ótimo a oportunidade. Fazemos exames de rotina, mas nos esquecemos do coração que é tão importante”, relatou. Satisfação de José Valter Menezes que vai regularmente ao médico. “Importante esta ação, pois, tem gente aqui que nunca fez um exame na vida, mas eu estou aqui”, disse.

A nutricionista Ana Cristina Lima aproveitou a oportunidade para fazer uma Sala de Espera, com o objetivo de mostrar aos hipertensos a importância da alimentação para uma saúde mais duradoura. “Fizemos uma demonstração com algumas sugestões de alimentos saudáveis aptos ao consumo e outras opções de alimentos que devem ser desprezadas, dando efeito preventivo a fim de evitar o surgimento de doenças”, explicou Ana Cristina.

O médico André Cezário é cardiologista e um dos proprietários da Clínica 2 de Julho. Ele explicou que o Mutirão de Cardiologia nasceu da ideia do prefeito Mário Alexandre que, atento com a saúde, sugeriu a parceria. “Nossa clínica cedeu seu espaço, equipamentos e profissionais para que a Prefeitura ofertasse exames e procedimentos à população, completando uma rede de atenção à saúde. A equipe cumpriu seu papel social e estamos realizados em ver o semblante de felicidade das pessoas por atendidas com dignidade”.