Escola Municipal do Pontal homenageia professor Dorival de Freitas


Imagem divulgação.

O professor Dorival de Freitas, uma das personalidades mais respeitadas da história regional, foi homenageado na tarde da última sexta feira (15), em Ilhéus. A iniciativa partiu do professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Josevandro Nascimento, que propôs ao legislativo ilheense, acompanhado por um grupo de professores a alteração do nome da Escola Municipal do Pontal para Escola Municipal Dorival de Freitas.

Uma solenidade foi realizada na própria instituição de ensino para marcar a homenagem, e contou com as presenças do prefeito, Mário Alexandre; vice-prefeito José Nazal; secretários municipais, Pawlo Cidade (Cultura), Átila Docio (Infraestrutura Transporte e Trânsito) e Eliane Oliveira (Educação). Presentes também a ex-reitora da Uesc, Renée Albagli Nogueira, além de membros da Academia de Letras de Ilhéus, ex-colegas de profissão, amigos e familiares de Dorival de Freitas.

O prefeito considerou a indicação do nome do professor um presente para Ilhéus. ”Não somente o bairro do Pontal, mas toda Ilhéus foi presenteada com essa homenagem mais que justa. Dorival de Freitas é um homem que dedicou parte de sua vida à educação, à formação de profissionais, sem dúvidas merece este feito”, enfatizou.

Emoção – A antiga escola do Pontal guarda boas lembranças do professor, conforme destaca sua viúva, Marita Maria Ocke de Freitas. “Estou muito emocionada com a homenagem. Essa escola foi a primeira por onde passamos, eu como professora e ele como diretor. Depois outras unidades, mas o começo de tudo foi aqui, e ver hoje a antiga escola municipal do Pontal, um bairro que Dorival amava, levar o nome dele é uma satisfação muito grande, uma honra”.

O professor Dorival de Freitas exerceu os cargos de diretor do Instituto Municipal de Educação, vice-diretor do Colégio Estadual de Ilhéus, diretor do Centro Integrado Rômulo Galvão, gerente de Seleção e Orientação da Uesc, chefe de gabinete da Reitoria da Uesc e diretor de Revisão da Editus, a editora daquela universidade, onde lecionou História da Filosofia Antiga e Medieval, Metafísica e Direito Constitucional.

Foi também professor titular de Cosmologia, no curso de Filosofia e de História da Filosofia no Instituto de Teologia de Ilhéus (ITI) e membro da Academia de Letras de Ilhéus, onde ocupou a cadeira número 11.