Navios da Marinha estarão abertos para visitação no Porto de Ilhéus


Corveta Cabloco no Porto de Ilhéus.Foto Jamesson Araujo. Arquivo pessoal.

Entre os dias 15 (sexta) e 18 de fevereiro estarão atracados no porto de Ilhéus a Corveta Caboclo, sob o comando do Capitão de Corveta Rafael Sanctos Paulucci e o Navio-Patrulha Gravataí, sob o comando do Capitão-Tenente Arthur Felipe Lima Melo.

Também estará atracado o Navio-Patrulha Guaratuba, sob o comando do Capitão-Tenente Diego Pereira de Souza. Todos serão abertos para visitação pública nos dias 16 (sábado) e 17, das 14 às 17 horas. A Corveta e os Navios-Patrulha são subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, em Salvador.

A atracação no porto de Ilhéus faz parte da programação dos navios e visa permitir o recebimento de apoio logístico após a realização de atividades de Patrulhamento e Adestramento. São atividades que visam prevenir e repriir delitos transfronteiriços e ambientais no mar sob a responsabilidade do Comando do 2° Distrito Naval.

A Corveta Caboclo (V-19) é o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. Foi construída na Holanda e teve sua quilha batida em 8 de outubro de 1953, sendo batizada e lançada ao mar em 26 de agosto de 1954 e incorporada em 16 de julho de 1955.

Construído em Wolgast, Alemanha, o Navio-Patrulha Gravataí foi incorporado à Marinha do Brasil em 17 de fevereiro de 2000. Seu nome faz homenagem a cidade que é cortada pelo rio de mesmo nome, localizado no Rio Grande do Sul, sendo o segundo navio batizado com este nome.

Informações do Jornal A Região.