Ilhéus: Prefeitura lança vídeo educativo sobre mudanças no trânsito da zona norte


Projeto da nova sinalização das ruas do Malhado

Com o objetivo de melhorar o trânsito, a Prefeitura de Ilhéus vem implantando uma série de ações de mobilidade urbana desde o ano passado, através da modernização e implantação de semáforos inteligentes e a criação de binários viários para a aumentar a fluidez do trânsito, a exemplo das avenidas Litorânea Norte e ACM, no Malhado. E para explicar as mudanças, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) preparou um vídeo animação de 1 minuto, esclarecendo dúvidas de motoristas, pedestres, ciclistas, comerciantes e usuários do transporte coletivo.

A animação mostra como está atualmente a Avenida Litorânea Norte, que passou a ter sentido único sentido e fluxo oposto para quem vem do centro em direção à zona norte da cidade, (Parque Infantil, Barra, Jardim Savóia, Iguape, São Domingos e outros). As intervenções aconteceram também na Avenida ACM sentido centro, a partir do primeiro trevo, seguindo até o segundo. Estas artérias ganharam estacionamento a esquerda, ciclofaixa, além de corredor para transporte de serviço e novos abrigos de ônibus.

A intervenção visa desafogar o trânsito da região com a chegada da nova ponte que vai ligar a zona sul da cidade ao centro. Estudos recentes do observatório da mobilidade revelam que 70% das pessoas se locomovem a pé, por ciclovia e por transporte público, e os outros 30% utilizam veículos. Mesmo assim, 80% das vias são projetadas para os veículos e apenas 20% para os outros usuários.

Confira o vídeo: