Ilhéus: Estrutura da Barragem da Mata da Esperança precisa de análise


Fotomontagem Blog Agravo mostra Barragem da Mata da Esperança. Fotos originais de José Nazal.

Depois que aconteceu a tragédia do rompimento de barragens em Minas Gerais, toda atenção tem que ser redobrada, seja em barragem com rejeitos de mineiro, ou abastecimento de água.

Muitos ilheenses não sabem, mas Ilhéus tem uma barragem localizada nas proximidade dos principais bairros da zona norte de Ilhéus. Neste final de semana o Blog Agravo, levantou a questão da segurança estrutural da barragem junto ao Poder Executivo Municipal.

Construída em 1927 para abastecer Ilhéus, a Barragem da Mata da Esperança, atendeu a cidade de Ilhéus até o ano de 1971, quando foi desativada e a Embasa transferiu a captação de água bruta para a barragem de acumulação do Iguape; isso ocorreu porque estudos técnicos realizados na época identificaram que a capacidade de reservação da barragem da Esperança seria, em curto prazo, insuficiente para atender ao crescimento populacional da cidade, o que se confirmou nos anos seguintes.

O Blog Agravo questionou o prefeito Mário Alexandre, que informou que vai mandar uma equipe de engenheiros do município, avaliar a situação da estrutura da barragem.

Em 2016, depois de uma matéria opinativa do Blog Agravo, a Embasa usou a barragem da Mata da Esperança para diminuir o problema de abastecimento de água que afetava Ilhéus por causa da estiagem.

Vídeo feito em 2016, por leitor:

O parque está situado na área da Mata da Esperança, situada no perímetro urbano de Ilhéus possui cerca de 437 hectares encravados na antiga fazenda Boa Esperança. A área conta com refúgio de espécies raras e de fontes de água potável consideradas de boa qualidade.