Prefeitura normaliza coleta de lixo


Veiculo da Solar Ambiental faz coleta no Centro de Ilhéus. Foto prefeitura de Ilhéus.

A Prefeitura Municipal informou nesta quarta-feira (23), que normalizou a coleta de lixo e limpeza pública nos 27 bairros e 11 distritos de Ilhéus. Um trabalho integrado entre a Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) e a Solar Ambiental, empresa responsável pelos serviços de coleta no município, permitiu a realização de ações durante os últimos cinco dias. O objetivo é diminuir os riscos à saúde da população e melhorar a higiene urbana.

Com ações de pequena ou grande proporção, a comunidade tem desfrutado da nova aparência urbana em dezenas de praças, ruas e praias da cidade. Durante a temporada de verão, são recolhidas cerca de 350 toneladas de lixo todos os dias. Para suprir as demandas, equipes munidas de máquinas, caçambas e caminhões trabalham nos serviços de limpeza, raspagem, recolhimento de entulhos, capina, varrição e pintura.

Em dois anos de trabalho à frente da Administração Municipal, o prefeito Mário Alexandre avalia que a cidade caminha na contramão do cenário que muitos municípios do mesmo porte vivenciam. Apesar dos grandes desafios devido à recessão econômica, o compromisso e dedicação dos profissionais que trabalham pela cidade garantem conquistas diárias que culminam na melhoria da qualidade de vida local.

As iniciativas do poder público contam com a participação popular, a exemplo da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa), que ajuda a evitar o acúmulo de lixo, além de gerar renda para dezenas de famílias. Os mutirões de limpeza pública devem continuar com o reforço da Solar Ambiental que vai atuar em vários pontos críticos da cidade.