ExpoFeira de Itacaré será aberta nesta quinta-feira com shows, feira e desfiles


Itacaré terá Expofeira nos dias 24, 25 e 26.

Itacaré vai realizar entre os dias 24 a 26 de janeiro a ExpoFeira 2019, um evento que tem como principal objetivo mostrar toda a produção agrícola da zona rural do município, promover a capacitação e a integração entre os agricultores, garantir opções de lazer para os itacareenses e turistas, além de gerar oportunidade da realização de grandes negócios. A ExpoFeira Itacaré 2019 é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Regional, CAR e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS-Litoral Sul), e faz parte das comemorações dos 287 anos de emancipação política de Itacaré.

Durante a Expofeira de Itacaré serão realizadas exposições de produtos da agricultura familiar, oficinas temáticas, seminários, shows musicais, apresentações folclóricas, provas e brincadeiras típicas como a tradicional gincana de quebra de cacau, touro mecânico, distribuição de mudas e brindes para os agricultores, além do concurso para a eleição da Garrota Rural, com a participação de representantes das 20 associações de agricultores do município. Ainda durante a ExpoFeira acontecerá a entrega de maquinário para as associações rurais.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, considera o evento como de extrema importância, não somente pela integração entre os agricultores, como também pela oportunidade de se divulgar e mostrar tudo o que vem se produzindo nessa região, movimentando a economia do município e gerando cada vez mais renda, emprego e a melhoria da qualidade de vida no campo. O evento será ainda um momento para mostrar os projetos que já vem sendo executados no município e apresentar iniciativas que vem dando certo em outras regiões e que podem ser implantadas em Itacaré.

PROGRAMAÇÃO – De acordo com a programação, a Expofeira começa às 16 horas desta quinta-feira, dia 24, com a exposição e comércio de produtos da agricultura familiar. Às 17 horas a Banda Dedo de Moça sairá da Praça do Fórum, acompanhada das meninas com estandartes das associações de pequenos agricultores, passando pelas principais ruas da cidade até a Praça São Miguel, onde acontecerá a abertura oficial do evento. Paralelo às apresentações haverão profissionais fazendo turbantes gratuitamente e pintura facial em crianças, além do touro mecânico. Em seguida acontecerão apresentações musicais.

Na sexta-feira o evento começa logo cedo, às 7 horas da manhã, com a feira da agricultura familiar, com produtos frescos e de excelente qualidade. E das 9 às 17 horas acontecerá no Colégio Estadual Aurelino Leal o Seminário sobre o Lançamento de Projetos de Apoio às Associações Rurais. O seminário será encerrado com a entrega das certificações ambientais feitas nas pequenas propriedades rurais de Itacaré. E das 9 às 12 horas vai estar acontecendo a oficina de plantas medicinais. Na parte da tarde serão realizadas oficinas de capacitação, dinâmicas, brincadeiras e também a apresentação do espetáculo teatral Sementes da Vida, com o grupo Mostra da Palhaça.

E às 19 horas acontecerá a o concurso da Garota Rural, com a participação de representantes das associações de pequenos agricultores do município, seguindo com apresentações musicais. No sábado, pela manhã, serão realizadas dinâmicas, brincadeiras, sorteio de brindes e a entrega de maquinários votados para a melhoria dos serviços na zona rural. O encerramento está previsto para as 12 horas.