Ilhéus: Alvo de críticas, Centro de Controle de Zoonoses tem melhoras significativas


Fotos atuais da CCZ.

Criticamos os erros, apontamos as falhas e quando se acerta temos também que informar. Alvo de inúmeras críticas e matérias negativas pelo seu abandono, o Centro de Controle de Zoonoses de Ilhéus, conseguiu eliminar problemas crônicos que afetavam  o dia a dia do órgão. Um desses problemas era a falta de ração para os animais, inclusive em 2016 o Blog Agravo fez uma campanha para arrecadação de ração, já que naquele momento os animais, principalmente cachorros e gatos, passavam fome.

Em 2017, até meados de 2018, a CZZ também enfrentava o problema da falta de veículo para recolhimento de animais, além do  risco da caixa de água, que se diga é enorme, cair em cima do escritório e do local onde os animais ficam alocados. Esses problemas relacionados foram resolvidos!

A mudança se dá na chegada do atual secretário de saúde, Geraldo Magela, que agilizou a melhoria do órgão, atendendo as reivindicações da população e o clamor dos meios de comunicação, entre eles o Blog Agravo. Segundo Magela, a melhoria foi um pedido do prefeito Mário Alexandre.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus, é um órgão ligado ao setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, hoje está em pleno funcionamento e presta importantes benefícios para a saúde pública. 

Vale lembrar a unidade oferece serviços como vacinação, castração, saneamento ambiental, adoção, entre outros. Todo o início de mês, são agendadas as castrações que serão realizadas no decorrer de todo o ciclo. Em fevereiro, a data para agendamento é no dia 4. Interessados devem comparecer à unidade, que funciona das 7h30 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Rodovia Ilhéus-Itabuna, entrada do bairro Teotônio Vilela. Em média, 60 animais são castrados por mês no Centro de Controle de Zoonoses.

Segundo o veterinário e coordenador do CCZ, Aloísio Correia, denúncias de infestação de ratos, caramujos e escorpiões, são frequentes em Ilhéus. “Quem denuncia recebe uma equipe em casa, que prontamente resolve o problema com o combate e orientações voltadas para a prevenção de novos insetos”, esclarece.

Ainda segundo o coordenador, o Centro de Controle de Zoonoses acomoda hoje cerca de 30 animais, entre cães e gatos, que recebem cuidados como alimentação e vacinação. Também presta um relevante serviço de recolhimento de qualquer animal que esteja em situação de rua oferecendo risco iminente de acidentes, transmissão de doenças ou agressão à população.  Isso inclui todos os animais, desde vacas, cavalos e até cães ou gatos.