Governo Municipal deixou o lixo continuar na pauta negativa


Editorial 

Foto enviada nesta quarta-feira (16) mostra o lixo na Central de Abastecimento da Urbis.

A situação da coleta de Lixo em Ilhéus virou desgaste gigantesco para a gestão do prefeito Mário Alexandre. O problema não é de hoje, e já vêm de outros governos, mas no atual piorou.

Desde o ano passado o Blog Agravo vem alertando para a tentativa de desconstrução da Empresa Solar Ambiental, ocasionando um funil financeiro que inviabiliza a agilidade operacional, no trabalho da coleta de resíduos sólidos. Não é segredo que prepostos da empresa já realizaram inúmeros acordos para solucionar o problema com a gestão municipal, mas nunca são cumpridos.

Hoje em entrevista ao Programa O Tabuleiro, o vice-prefeito José Nazal foi cirúrgico com a situação do lixo, rebatendo a nota pública divulgada pela prefeitura sobre o assunto. “A nota não diz que esse mês a prefeitura pagou 150 mil a empresa para eles pagarem a folha, quando o sindicato parou. E terça-feira deu mais 170 para pagar os outros 50 % da folha. O valor não é 300 para pagar a folha. E combustível, peças, e obrigações sociais?”

A situação é preocupante, e Ilhéus passou o período da virada de ano lotada de lixo, deixando má impressão para aqueles que visitaram a cidade. Faltou planejamento por parte da Secretaria de Serviços Público e isso é notório.

Alguns locais como o lixão do Caic, da Central de Abastecimento da Urbis, precisam de atenção redobrada por parte da prefeitura.

Não podemos esconder que o prefeito tem uma gestão de acertos pontuais e significativos na saúde, educação. Mas erros como esse no problema do lixo, leva todo o esforço e acertos por água abaixo. Ninguém lembra dos acertos, mas os erros são naturalmente massacrados e por isso, o governo têm que identificar, atacar e solucionar os problema do lixo. Qual seria esse propulsor do problema? A falta de prioridade financeira com a Solar Ambiental!

Ninguém duvida da gestão operacional da Empresa Solar Ambiental. Alguém duvida da gestão operacional da prefeitura de Ilhéus?