Banco do Brasil é líder em reclamações; Santander e Bradesco vêm na sequência


Banco do Brasil.

O Banco Central liberou nesta terça-feira (15) o ranking de reclamações contra as instituições financeiras no País. No topo está o Banco do Brasil, seguido pelo Santander e pelo Bradesco. A lista traz apenas instituições que tenham mais de quatro milhões de clientes e analisa o último trimestre de 2018.

Entre as principais reclamações, tanto nas instituições maiores quanto nas menores, está a irregularidade quanto a produtos e serviços oferecidos, falta de confiança na instituição, assim como sensação de insegurança e dúvidas quanto à legitimidade de transações e serviços ligados ao crédito.

Para calcular o índice, o número de reclamações – apenas as que procedem – é dividido pelo total de clientes do banco e, então, o valor é multiplicado por um milhão. Quanto maior o resultado final, pior é avaliação da instituição.

Os dez primeiros bancos e instituições financeiras da lista são:

Banco do Brasil: 24,98
Santander: 24,04
Bradesco: 23,52
Banrisul: 19,30
Caixa Econômica Federal: 18,92
Itaú: 17,33
Omni: 12,42
Votorantim: 12,15
Banco CSF: 7,18
Midway: 6,04