Na UPB, governador reforça importância de consórcios para municípios


Foto: Secom Bahia

A cerimônia de posse dos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB), eleitos para o biênio 2019-2020, foi realizada na tarde desta terça-feira (8), no auditório da entidade, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade.

Na ocasião, o governador Rui Costa disse esperar “que a UPB continue e fará, com certeza, boa representação dos prefeitos. Que possa nos ajudar a implementar uma ferramenta de gestão que é o consórcio. [Há] o consórcio de saúde, o de infraestrutura. Agora, nós pretendemos implantar o consórcio na área de resíduos sólidos, para cuidar do meio ambiente e do destino do lixo das cidades, melhorando a qualidade de vida do povo da Bahia”.

Rui destacou ainda que a formação de consórcios permite “dar capilaridade às ações do Estado e rapidamente implementar políticas públicas que ficariam muito caras para os municípios pequenos”.

A nova Diretoria Executiva é composta por seis membros, enquanto o Conselho Fiscal é formado por dez conselheiros, sendo cinco efetivos e os outros suplentes. A eleição ocorreu pouco antes da cerimônia de posse e garantiu a recondução do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, à presidência da UPB pelo próximos dois anos.

“É uma alegria estar aqui hoje. Essa reeleição de chapa única, com 268 prefeitos presentes, mostra uma grande união dentro da UPB. Essa coesão é fruto do trabalho, feito não apenas por mim, mas de todo um conjunto, que conseguiu muitas vitórias ao longo desses dois anos”, afirmou Eures.