Ilhéus: Certidões de nascimento já podem ser obtidas em maternidade


Foto divulgação.

As crianças nascidas na Maternidade Santa Helena, já sairão de lá com a certidão de nascimento. O serviço já está sendo prestado graças a uma parceria da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, com o Cartório de Registro Civil do 1º Oficio, através do serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais.

No procedimento antigo os pais recebiam da maternidade a declaração de Nascido Vivo, com a qual davam entrada ao pedido de certidão em um posto SAC ou diretamente num cartório.

O procedimento atual na Maternidade Santa Helena é o mesmo, com a diferença de que tudo poderá ser resolvido no momento do nascimento bebê quando uma servidora, cedida pelo cartório, fará no local, o documento entregando-o aos pais, sem custos.

“Aqui o bebê já sai cidadão”, destaca o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus Eusínio Lavigne Gesteira comemorando o investimento que gera segurança e comodidade para as famílias e reduzindo vários riscos. “Embora a certidão seja gratuita, muitos pais em dificuldades financeiras e deixam de solicitá-la, muitas vezes porque até o transporte torna mais caro procurar o serviço. A preocupação da Santa Casa de Ilhéus é beneficiar a população em geral, principalmente àquelas de menor renda,” disse o provedor.

Na Maternidade Santa Helena, nascem cerca de 300 crianças por mês, a partir de agora todas já deixarão a unidade com a certidão de nascimento, a exemplo de Isadora Farias Matos de Souza, filha de Eric Pereira de Souza e Camila Farias Matos, nascida às 10h15min no dia dois de janeiro e a primeira criança a ser beneficiada pelo serviço. Conforme o registro do serviço social da Santa Casa de Misericórdia Ilhéus.