Ilhéus não tem emplacadora autorizada para emissão da placa Mercosul


Foto: Blog Agravo

A introdução das novas placas de padrão Mercosul se tornou uma verdadeira novela na Bahia, e principalmente em Ilhéus. Os proprietários de veículos que procuraram a 13ª Ciretran para o primeiro emplacamento, caso da troca de município ou propriedade, vem encontrando grande dificuldade no trâmite do processo. As emplacadoras em Ilhéus não estão autorizadas a emitir a placa Mercosul.

O Blog Agravo entrou em contato com chefe da Ciretran/ Ilhéus, Dr. Rodrigues, que explicou que o trâmite na entrada do processo está ocorrendo normalmente, mas que realmente até o momento existe esse problema com a emissão das placas. Segundo ele, só existe uma emplacadoras autorizada na Bahia, e que o problema deve ser normalizado em breve.

A placa Mercosul foi anunciada em 2014, deveria ter entrado em vigor em em janeiro de 2016, foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado. Já no final de 2018, O Detran Bahia implantou o sistema, mas após a Justiça determinar a suspensão de uma portaria que disciplina normas complementares para a utilização da placa Mercosul na Bahia, o Estado decidiu pela revogação da portaria.

Agora o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) anunciou um novo adiamento para a implantação das placas do Mercosul. Com o novo prazo, os estados e o Distrito Federal têm até 30 de junho de 2019 para se adequar ao novo padrão.

Quem precisa trocar

O novo padrão só precisa ser adotado para o primeiro emplacamento e, para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade.