Setur apresenta detalhes do Projeto Verão 2018/2019 em Ilhéus


Após diversos entendimentos e reuniões promovidas entre o segmento turístico e secretarias municipais, o prefeito Mário Alexandre assistiu, ontem, dia 22, a uma apresentação do secretário do Turismo e Esporte de Ilhéus, Alcides Kruschewsky e equipe, que abordou o planejamento para a temporada de verão 2018/2019. Durante o encontro, o secretário informou que o planejamento foi por etapas, a fim de minimizar os problemas enfrentados em edições anteriores.

“Reunimos com setores de segurança pública, promotores de eventos, comerciantes e com o setor público municipal para planejar todos os detalhes do projeto. Outro contato importante, nos últimos dois meses, foi com a OAS, construtora da nova ponte, a fim de saber qual a área da Avenida Soares Lopes estará impactada pelas obras durante o período de alta estação”, explicou o secretário de Turismo e Esportes.

Ao apresentar o projeto, Kruschewsky destacou algumas novidades que farão parte da programação este ano. “Estamos entusiasmados. Nesta edição, faremos um complexo turístico de lazer que ocupará toda a extensão do Parque Burle Max na Avenida Soares Lopes, no qual ficará a tradicional ExpoIlhéus, a exposição Choco Summer, Parque de Diversões, Área Fitness, Arena Cultural, Barracas de Verão e uma praça de alimentação com foods trucks temáticos, tudo concentrado no mesmo local”, informou.

A reunião contou com as presenças dos secretários Hermano Fahning (Serviços Urbanos), Átila Dócio (Infraestrutura), Pawlo Cidade (Cultura), Paulo Sérgio (Indústria e Comércio), Alisson Mendonça (Planejamento), Hélio Ricardo (Comunicação) e Sérgio Sousa (Relações Institucionais).

Calendário – O completo turístico de lazer será iniciado no dia 25 de dezembro e segue até o dia 10 de março. Além disso, o calendário de eventos conta com uma diversificada programação cultural que começa com o Réveillon, no dia 31 de dezembro, e termina com o carnaval cultural de 1° a 5 de março. Serão cinco dias de alegria com a participação de entidades carnavalescas e blocos afros e de arrastão da cidade, além do apoio institucional aos blocos tradicionais de bairros.

O prefeito Mário Alexandre informou que o réveillon será um dia apenas e terá o apoio do Governo do Estado, através da Bahiatursa, e o carnaval cultural será com mini trios e terá apoio aos blocos populares tradicionais da cidade. “Neste momento, vamos buscar apoio com o governo do Estado para a realização das nossas festas populares”, pontuou.

Somos Receptivos – A temporada de cruzeiros 2018/2019 terá início no dia 20 de novembro de 2018. O último navio da temporada deverá atracar na cidade no dia 1º de abril de 2019. Foram confirmados os desembarques de 19 embarcações com um público estimado de 73.961 passageiros. Os turistas que desembarcarem no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, entre os dias 01 de dezembro de 2018 e 31 de janeiro de 2019, contarão com atendimento em um posto de informações turísticas.

Para atender à demanda dos turistas que, durante o período de 1º de dezembro a 31 de janeiro de 2019, estiverem no centro histórico da cidade, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) funcionará com recepcionistas bilíngues, diariamente, das 9 às 16 horas. Os turistas que desembarcarem na no Terminal Rodoviário Intermunicipal, no período de 15 de dezembro a 15 de janeiro de 2019, contarão também com um posto de informações turísticas.

Essa praia é Nossa – Nesta edição do verão, a Setur promete mais atenção às praias, local bastante frequentado pelos turistas e residentes. Ações recreativas serão realizadas aos domingos, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, no Malhado, Avenida Soares Lopes e Praia dos Milionários. Nesses espaços, acontecerão aulas de alongamento para a terceira idade, de dança, de vôlei de praia, futevôlei e outras modalidades.

A “Praia Limpa” será uma ação de educação ambiental com o objetivo de organizar mutirões voluntários para as ações de limpeza que acontecerão nas praias do Norte, Centro e Sul da cidade. Para a segurança nas praias, o projeto Educar para Não Afogar fará palestras sobre o tema “segurança durante o banho de mar”, nas Cabanas de Praia e em ações do Projeto Verão 2018/2019 da Secretaria de Turismo e Esportes de Ilhéus.

Os materiais impressos serão colocados em toda a rede hoteleira. Banners, com orientações aos banhistas serão afixados nas Cabanas de Praia, em local de fácil visualização, assim como nos 27 postos de trabalho dos Salva Vidas ao longo do litoral do município.

Pôr do sol na Sapetinga – O Bairro da Sapetinga atrai cada vez mais um número maior de pessoas que ali chegam para admirar o fantástico por do sol. Às margens da Baía da Sapetinga são montadas barraquinhas, onde os moradores comercializam a produção caseira de salgados, doces, além de artesanato, bijuterias e confecções. A Setur irá abraçar essa inciativa e busca abrilhantar este momento mágico com a disposição de uma chalana ancorada na baía, palco para apresentação de dois músicos que embalarão a contemplação do espetáculo da natureza.

Polo Gastronômico do Pontal – Nesta região encontram-se bares, lanchonetes e restaurantes para onde aflui um grande número de pessoas em busca das mais variadas opções gastronômicas que vai do tradicional acarajé aos sushis e sashimis. A Prefeitura irá promover o ordenamento daquela área, garantir segurança e tranquilidade aos seus usuários e moradores. Outras ações deverão ser implementadas como, identificação da área com portais indicando início e fim do perímetro, disposição de mesas nas ruas e calçadas, segurança, coleta do lixo e sinalização da via.