Prefeitura de Itacaré convoca mototaxistas para vistoria das motos


A Prefeitura de Itacaré está convocando os mototaxistas para que compareçam à Secretaria Municipal de Transportes para a vistoria dos seus veículos. O objetivo é dar mais um passo visando a regulamentação da categoria no município. A vistoria está sendo feita das 8 às 14 horas na Secretaria de Transportes. O secretário de Administração, Junior Andrade, ressalta a importância da presença de todos os mototaxistas que estão passando pelo processo de regulamentação, incluindo os da sede e também do distrito de Taboquinhas.

Considerando a importância desses profissionais para a cidade, gerando mais empregos e oferecendo um serviço ainda melhor para os usuários, o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, sancionou a lei 311/2017 que institui no município o serviço individual de passageiros em motocicletas, denominado mototáxi, nos termos dos artigos 107 e 135 do Código de Trânsito Brasileiro. A lei visa garantir mais segurança, a regulamentação da atividade profissional e um serviço de melhor qualidade. Desde a publicação da lei vem sendo realizadas reuniões e uma série de procedimentos necessários para que a categoria seja devidamente regularizada, dentro dos princípios legais.

Recentemente os mototaxistas de Itacaré participaram de um curso de capacitação ministrado através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, Associação de Motosserviços de Itacaré (Amoservi) e Ciretran de Itabuna, tendo como objetivo ampliar os conhecimentos dos profissionais que atuam nesse setor, atender aos aspectos legais e oferecer muito mais segurança aos trabalhadores e usuários do serviço. Durante a capacitação foram abordados temas como a legislação em vigor, alterações legais, a lei municipal de regulamentação dos mototaxoistas, além de noções de primeiros socorros e os direitos e deveres dos condutores. Ao final do curso todos os participantes receberam certificados.