PSOL pede para TSE suspender funcionamento do WhatsApp em todo país


O PSOL entrou na noite desta quinta-feira com um pedido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para restringir funções do aplicativo WhatsAppou até mesmo a suspensão total da ferramenta em todo o país, a partir do próximo sábado até a votação do segundo turno. A justificativa usada é a disseminação de notícias falsas por meio do aplicativo de mensagens.

“Desde o início das eleições essa Corte já tinha manifestado a preocupação com as chamadas fake news. Apesar da inicial preocupação, a verificação às vésperas do segundo turno de votações é que as notícias falsas não foram controladas, seja pelo TSE, seja pelo aplicativo de mensagens. As notícias falsas, difamatórias, mentirosas e de ódio grassaram país à fora numa quantidade incalculável e ajudaram a definir opções de voto e manifestações de apoio a determinados candidatos”, diz a representação do PSOL.

O partido argumenta ainda que é “necessária e urgente a adoção de medidas para a manutenção da legitimidade do pleito”, e, para isso, cita uma sugestão feita pela Agência Lupa ao WhatsApp, que poderia ser imposta pelo TSE:

“Restrição de encaminhamentos: no início deste ano, depois da disseminação de rumores que foram compartilhados via WhatsApp e que provocaram linchamentos na Índia, a empresa estabeleceu restrições no número de vezes que uma mesma mensagem pode ser encaminhada. Globalmente, fixou em 20. Na Índia, reduziu para cinco. Acreditamos que o WhatsApp deve adotar temporariamente a mesma medida no Brasil”.

Informações do O Globo.