Pedro Tavares quer instituir Semana de Conscientização e Atenção às Pessoas com Doença Falciforme


Deputado Pedro Tavares.

O deputado estadual Pedro Tavares (DEM) apresentou projeto de lei que pretende instituir no calendário baiano a Semana de Conscientização e Atenção às Pessoas com Doença Falciforme no Estado da Bahia. De acordo com a matéria, a ação acontecerá anualmente em toda terceira semana do mês de junho. Segundo Pedro Tavares, o objetivo principal da semana é dar visibilidade e atenção à doença falciforme na sociedade, com o objetivo de conscientizar a população acerca dos seus agravos.

O parlamentar frisa que a doença falciforme é uma das doenças hereditárias mais comuns no mundo. “As pessoas com a doença falciforme precisam de acompanhamento médico constante. Quanto mais cedo começar, melhor será o prognóstico do seu agravo. Por isso a importância de chamar a atenção de toda a população com ações de conscientização e acesso à informação”, explicou Pedro Tavares.

Ainda segundo o projeto apresentado pelo deputado, a Semana de Conscientização de Conscientização e Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, deverá compreender as seguintes ações: elucidação das características referentes a doença citada e seus sintomas; orientação psicológica para as pessoas com a doença e familiares; esclarecimento e encaminhamento para o tratamento médico adequado e ampliação e implantação, através de órgãos competentes, do sistema de coleta de dados sobre tal patologia, integrando com hospitais públicos, postos de saúde e entidades privadas de saúde.