Ilhéus: Famílias esperam há mais de 7 meses para enterrar parentes


DPT de Ilhéus. Foto Blog Agravo.

A busca pela liberação de dois corpos que estão no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Ilhéus, no sul da Bahia, se transformou em um desafio para duas famílias da região. Os dois corpos pertencem a pessoas que foram vítimas de incêndio e, por isso, é preciso um exame de DNA para que a saída do local seja autorizada.

O material é colhido em Ilhéus, mas o exame é feito pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) central, em Salvador. As famílias denunciam a demora para os resultados dos testes.

Uma dessas famílias é a de dona Ivonete Maria dos Santos, que morreu em fevereiro deste ano, aos 62 anos. O filho dela, Robson dos Santos se desloca três vezes por mês até o DPT para acompanhar o processo. Contudo, sete meses depois, o resultado do DNA ainda não ficou pronto.

“Eles só falaram para mim que, se eu tiver sorte, o resultado de minha mãe chega antes de 8 meses. Só que já tem 7. Isso é uma falta de respeito com o ser humano”, conta Robson.

A demora para receber o resultado deixa a família de Robson angustiada e aumenta a dor da perda. O pedreiro e os outros familiares querem se despedir de dona Ivonete.

“Está sendo um tormento e uma dor muito forte, porque acho que não é justo, nem para mim, nem para ninguém”, disse Robson.

Outra família que sofre com o problema é a de Waldiney Cintra, que morreu em setembro do ano passado, aos 31 anos. Mais de um ano depois, a irmã dele, Marliene Cintra, ainda espera pela liberação do corpo.

“Minha mãe sofre e eu sofro também. E aí, a gente fica naquela angústia, esperando esse corpo sair, eles liberarem”, falou Marliene.

Em nota, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador informou que corpos carbonizados precisam do exame de DNA quando não é possível a identificação pela arcada dentária ou impressões digitais, e, como o processo é realizado várias vezes até que se chegue a um resultado conclusivo, não há uma data definida para a liberação desses corpos.

*Informações da TV Santa Cruz/G1 Bahia.