Festa do padroeiro São Miguel em Itacaré reuniu centenas de fiéis


Foto: Secom Itacaré

Centenas de pessoas participaram na noite do último sábado do show de encerramento da festa em louvor a São Miguem Arcanjo, padroeiro de Itacaré. A festa teve como atrações o Padre Edinaldo Cardoso cantando músicas consagradas do Padre Zezinho e também a cantora Adriana Arydes, um dos maiores nomes da música católica no Brasil. A festa aconteceu na praça São Miguel contou com a participação de fiéis de diversos bairros, distritos, vilas e povoados de Itacaré e também de diversos outros municípios. A realização foi da Paróquia de São Miguel Arcanjo, com o apoio da Prefeitura de Itacaré.

Seguindo a tradição, a festa em comemoração ao dia do padroeiro de Itacaré, São Miguel Arcanjo, foi iniciada às 5 horas da manhã do sábado com a alvorada festiva, uma queima de fogos anunciando as homenagens ao santo. Logo depois os moradores e turistas seguiram pelas ruas da cidade, puxados por uma charanga entoando músicas tradicionais. Por onde passava o cortejo era aplaudido e saudado pelos moradores. Os fiéis seguiram com música, alegria e fé até a porta da igreja, onde foram recebidos com o tradicional mingau.

Os festejos continuaram às 7 horas da manhã com a celebração da missa das intenções. Às 9h30min foi a vez da missa solene celebrada pelo bispo Dom Mauro Montagnolli, seguindo com procissão. E a partir do meio dia aconteceu o caruru na Praça São Miguel, animado pela banda Barulho Bom.

Esse ano a festa em louvor a São Miguel Arcanjo tem como tema central “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do reino”. Os festejos foram iniciados no último dia 20 de setembro com o tradicional novenário, com celebrações todos as noites, na igreja matriz, dedicadas a diversas comunidades, órgãos públicos e profissionais de diversas categorias. E após cada novena houve a programação cultural, com shows de artistas regionais, apresentação de corais, escolha da rainha mirim e muitas brincadeiras.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participou da novena na noite de sexta-feira, dedicado ao Poder Executivo e também da missa solene e destacou a importância de respeitar a fé do povo e a tradição da cidade. De acordo com ele, além de ser um ato religioso, de fé e de devoção, a festa do padroeiro São Miguel também já faz parte da tradição da cidade, por isso é preciso incentivar e valorizar cada fez mais a cultura popular.