Eleições 2018: consulta a local de votação pode ser feita no site do TRE-BA


Com a proximidade das eleições gerais, em 7 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) orienta a todos que se informem com antecedência sobre seus respectivos locais de votação. A consulta é simples e pode ser feita pela internet e evita deslocamentos desnecessários, atrasos ou, até mesmo, que o eleitor deixe de votar por não conseguir chegar a tempo ao local determinado.

Para saber o local de votação, o eleitor poderá acessar o site do TRE-BA. Para pesquisar, basta preencher um pequeno formulário com informações simples, como nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Clique para consultar

Em toda a Bahia  foram promovidos rezoneamentos recentes, sendo um 2016 e outro em 2017. O rezoneamento pode alterar tanto os locais de votação quanto os números de zona e seção eleitoral do eleitor.

O recadastramento biométrico, concluída em mais de 50 municípios do estado em janeiro deste ano, também pode ter contribuído para a alteração do local de votação do eleitor, uma vez que – com a revisão – foi necessário apresentar comprovante de endereço que, sendo diferente daquele anteriormente registrado no sistema, provoca a alteração de Zona Eleitoral e, consequentemente, de local de votação.

O TRE baiano lembra ainda que outros diversos motivos podem provocar a alteração do local de votação, a exemplo de fechamento das escolas, reforma ou impossibilidade – por qualquer razão – de abrigar as seções eleitorais.

Outra opção é por meio do aplicativo E-título, que também oferece opção de consulta ao local de votação. O a versão digital do título está disponível para iPhone (iOS), smartphones (Android) e tablets.