Aulas para estudantes internados no HRCC começam na próxima semana


Foto: Ascom HRCC

A partir do dia 1º de outubro, as aulas nas modalidades do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para os estudantes internados no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus começarão a ser ministradas no período vespertino. A classe hospitalar da rede estadual compõe o Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (Programa SARAHDO), que garante o direito de estudantes enfermos darem continuidade aos estudos.

O programa de classes hospitalares foi implementado nesta quarta-feira (26), no Hospital Regional Costa do Cacau. A iniciativa é viabilizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-Ba), por meio da Superintendência de Políticas para a Educação Básica (SUPED). O programa surgiu em função de estudos que demonstraram a alta da taxa de repetência entre os estudantes, que por motivo de internamentos hospitalares, são obrigados a interromper a frequência escolar. Mesmo retornando às atividades antes do término do ano letivo esses estudantes, em geral, não conseguem acompanhar o desempenho dos demais.

A solenidade de inauguração da classe hospitalar contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que destacou a importância do entrelaçamento das áreas da saúde e da educação no processo de aprendizagem. “O Hospital Regional Costa do Cacau reconhece a grandeza da iniciativa e tem a concepção de que possui diversas frentes de acolhimento. A parceria firmada com a saúde amplia a nossa rede de estimuladores e mantém eficiente o processo de aprendizagem”, enfatizou.

O superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação, Ney Campello, ressaltou a abrangência do programa. “Cada vez mais o ato de educar se traduz em cuidar de pessoas. Compreende-se que a educação é um processo permanente de formação do sujeito e o programa atende à proposta de Educação Inclusiva, garantindo às pessoas hospitalizadas ou em atendimento médico domiciliar o direito de aprender”, pontuou.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio-Vilas Boas também enfatizou o papel da Educação Inclusiva. “O programa permite que os estudantes não tenham a aprendizagem prejudicada, ao passo que proporciona uma sensação de pertencimento para aqueles que por motivos de saúde necessitaram interromper o ritmo de aprendizagem e que, de certa forma, se sentem excluídos do convívio no ambiente escolar”, frisou.

Durante um ato simbólico, os quatro professores que atuarão no HRCC receberam do secretário Walter Pinheiro e das demais autoridades os jalecos. A solenidade contou com a participação dos diretores do Hospital Regional Costa do Cacau; do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre; do secretário municipal da Saúde, Geraldo Magela; da diretora do Núcleo Territorial de Educação (NTE-05), Josefina Castro; da coordenadora do Programa SARAHDO, Veruska Poltronieri; de representantes do Poder Legislativo de Ilhéus; representantes do Conselho Municipal de Saúde; entre outros gestores da saúde; professores e gestores da educação.

Por Ascom/HRCC