Cacá Colchões: Geração de Emprego e Renda foi destaque em reunião com representantes do comércio de Itabuna


Cacá Colchões apresenta propostas para representantes do comércio de Itabuna.

O candidato a deputado estadual, Cacá Colchões, participou na noite de segunda-feira, 24, de um bate-papo com os representantes do comércio da cidade de Itabuna. No encontro ocorrido na Associação Comercial de Itabuna, Cacá apresentou suas propostas nas áreas de transportes, logística, geração de emprego e desenvolvimento sustentável e econômico para a região cacaueira.

Nas áreas de transporte e logística, Cacá destacou que as suas principais bandeiras serão a luta pela duplicação da BR 101, a revitalização do aeroporto de Ilhéus e a luta pela construção de um novo aeroporto internacional com capacidade de atender aviões de cargas. Esse é um dos meios da região alavancar o turismo e a economia. Outro ponto destacado foi a importância da construção do complexo intermodal.

Cacá enfatizou, ainda, a importância de obter autorização ambiental para aumentar o calado marítimo do Porto do Malhado, o que permitirá receber navios de grande porte. “Hoje, o Porto do Malhado pode gerar 20 mil empregos em nossa região, por apenas um calado, que é a profundidade no porto”, explicou.

No quesito geração de emprego e renda, o futuro deputado falou sobre o novo Parque Industrial no eixo Ilhéus-Itabuna, reiterando que durante sua passagem pela Secretaria de Indústria e Comércio de Ilhéus foi assinado um decreto de desapropriação da Fazenda Primavera. No local desapropriado seria construído o primeiro modelo de parque industrial com parceria público privado, porém, a atual gestão de Ilhéus não deu continuidade ao projeto.

O presidente da Associação Comercial de Itabuna, Sérgio Velanes, desejou sucesso nessa nova trajetória política de Cacá e o elogiou. “Todas as propostas dele encaixam com o comércio, com as necessidades de nossa região, principalmente na geração de emprego e renda. Ele é comerciante, conhece as dificuldades e as nossas necessidades. Desejo sucesso na trajetória dele e que ele tenha êxito como deputado estadual”.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Carlos Lee, acredita no potencial de Cacá. “Já conheço Cacá há muitos anos. Sei das suas pretensões políticas. Eu tenho orgulho de ter ele aqui em Itabuna gerando emprego”. Lee destacou, ainda, a necessidade de eleger um representante da nossa região que tenha projetos para apresentar. “Cacá é uma pessoa que tem bons antecedentes e boas perspectivas. Um cara que tem projetos e com certeza se nos tivermos condições de fazer população vê os projetos que Cacá tem, ele vai ter sucesso nas eleições para deputado estadual”.

Destinação dos resíduos

O candidato abordou também a necessidade de fazer o condensamento do sistema de lixo das cidades circunvizinhas, através da atração de uma grande indústria de reciclagem para a região. “Hoje, em Itabuna e Ilhéus, temos o sistema de fibras e o sistema de gás. Faltam políticos comprometidos que acabe com o sistema de aterros sanitários e adotem um modelo sustentável”.

Fortalecimento da região sul baiana

O candidato defendeu a união de forças dos municípios do sul da Bahia através do fortalecimento da AMURC. “Temos que fortalecer a AMURC para falar da nossa região”. Cacá pontuou a necessidade de união das associações, organizações, sindicatos e municípios para que a região cacaueira volte a se desenvolver.

Busca da identidade do Cacau

Outro ponto importante destacado pelo candidato foi a busca pela identidade do cacau. Para Cacá, a região já foi eternizada pelos romances de Jorge Amado e pelo potencial turístico natural. Agora é a vez de buscar a nossa identidade não só como exportadora de cacau, mas como produtora do chocolate. “Gramado e Canela não tem um pé de cacau e são referências no Brasil quando se fala em chocolate. A nossa única salvação é a fabricação do produto final que é o chocolate”, pontuou.

Compromisso com a região e coragem para fazer

Representando a Sindicom, José Adalto Vieira achou interessante as colocações e os projetos do candidato para região. “Nós queremos pessoas que tenham esse pensamento de compromisso com a região. O que beneficia uma cidade, reflete na outra”.