Fisiculturista ilheense com síndrome de Down é recebido com festa após 2º lugar em competição


Tiago é o único fisiculturista com down que se tem registro no país — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz.

O fisiculturista baiano Tiago Vieira Pinto, de 36 anos, foi recepcionado com festa por familiares e amigos, no domingo (23), após retornar da primeira competição que participou. Ele conquistou o 1º lugar na categoria dele e 2º lugar no geral. O grupo se reuniu no portão de desembarque do Aeroporto Jorge Amado, na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, onde o atleta, que tem síndrome de Down, mora.

Por não haver outro fisiculturista com Down registrado, Tiago Pinto concorreu com atletas da mesma altura dele, dentro da categoria amador. A competição ocorreu durante uma feira de nutrição esportiva, em Fortaleza (CE), no sábado (22). Após a vitória, ele foi classificado como profissional.

Tiago se preparou muito para concorrer. O atleta intensificou os treinos há 3 meses, e passou a malhar de domingo a domingo. O esforço é fruto da paixão pelo fisiculturismo.

De acordo com os treinadores de Tiago, a paixão pelo fisiculturismo surgiu depois que o atleta começou a frequentar a academia onde treina, em Ilhéus. A curiosidade de Tiago pelo esporte o levou à dedicação.

O atleta mora com a família. Por conta da síndrome de Down, ele não desenvolveu bem a fala. No entanto, a condição não o impede de manter a rotina de treinamentos. Supervisionado por dois profissionais, Tiago exibe disposição e técnica.

Com a determinação e a prática, os resultados, em apenas três meses de treino intensivo, se tornaram bem visíveis. Isso porque, segundo o treinador do atleta, Victor Farias, o Tiago tem facilidade em ganhar massa muscular.

Além do bom condicionamento físico, a musculação também tem melhorado a condição de vida de Tiago. A irmã dele, Ilana Vieira, conta que, antes dos treinos, o atleta era inquieto e dormia tarde. Com o fisiculturismo, a rotina de Tiago mudou.

“A gente está muito orgulhoso, extremamente. Tiago sempre foi um ser especial para gente e eu sempre agradeço dele ter vindo para a nossa família. Então, vai ser euforia para todos nós”, contou Ilana Vieira.

*Informações da TV Santa Cruz.