No debate da TVE, Rui apresenta propostas na educação


Foto: Carlos Casaes/ Divulgação

A proposta maior de fazer a marca de seu segundo mandato na área de educação, com foco na inclusão da juventude, ficou clara desde a primeira intervenção do governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, na noite de hoje (20), no debate na TVE/ Rádio Educadora FM. O encontro foi mediado pela jornalista Rita Batista, e teve perguntas distribuídas em cinco blocos, abordando temáticas como desigualdade racial, emprego e trabalho, mobilidade urbana e saúde. O debate atingiu o ranking de temas mais comentados no Twitter em Salvador. Rui aproveitou para pedir votos para Haddad, candidato petista à presidência, e aos candidatos a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD).

Rui utilizou o espaço de tempo das respostas para expor principalmente as propostas para os próximos quatro anos de gestão, incluídas no Programa de Governo Participativo (PGP 2018), construído com contribuições de mais de 40 mil baianos de todos os cantos da Bahia. Entre essas as ações que priorizam a formação e geração de oportunidades para inclusão dos jovens. Programas como o Primeiro Emprego, que beneficia egressos e estudantes da educação profissional e tecnológica, com melhores resultados, e já selecionou 6.350 jovens para postos em Salvador e municípios do interior. Também o Mais Futuro e o Partiu Estágio foram elencados por Rui, integrando o binômio educação-trabalho.

“Educação é o que transforma o ser humano, e eu mesmo sou um exemplo disso”. Foram palavras de Rui ao responder a pergunta da cantora Daniela Mercury, sobre como resgatar os jovens com estímulo à educação. Nos últimos quatro anos, o programa Educação para Transformar introduziu novos projetos como o das Escolas Culturais, que visa promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do território de identidade onde está inserida.Ainda, o candidato petista à reeleição também destacou a importância de oferecer cursos profissionalizantes e de capacitação de todos os tipos e temas, em cada um dos 417 municípios, de acordo com as vocações de cada região.